Câmara dos Deputados aprova decreto de intervenção no Rio de Janeiro

Dos 413 presentes, 340 se posicionaram a favor da medida. Agora, texto segue para análise do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta terça-feira (20) o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro. Assinado pelo presidente da República, Michel Temer, na última sexta (16), ele estabelece o controle da área de segurança pública e do sistema prisional a um interventor indicado pelo Governo do Brasil, o general Walter Braga Netto.

No total, votaram 413 deputados. Destes, 340 se posicionaram a favor do decreto; outros 72 votaram contra e um se absteve. Com o resultado, o texto segue para análise do Senado Federal. É necessária maioria simples dos parlamentares votantes – equivalente a 50% mais um voto do total de presentes na sessão.

Na visão da relatora do decreto na Câmara, deputada Laura Carneiro (MDB-RJ), existem razões suficientes para ocorrer a intervenção federal. Entre elas, a força do crime organizado no estado, a escalada da violência e também a falta de capacidade do governo local em apresentar respostas concretas. “A expectativa é de que a intervenção seja capaz não só de produzir resultados imediatos, mas também de gerar efeitos para o futuro”, afirmou.

Fonte: Planalto

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *