Campanha combate a tuberculose em Feira, no mês de março

Durante este mês de março, ações em combate a tuberculose estão sendo intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em Feira de Santana. O objetivo é conscientizar a população sobre sintomas e tratamentos da doença, mobilizando as unidades na campanha “Ilumine o mundo pela TB”, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose – 24 de março.

Para atualizar os profissionais de saúde acerca do cenário da doença, será realizado no dia 21 o Seminário Interprofissional sobre tuberculose, no auditório Dr. João Batista Cerqueira. Uma mobilização também irá acontecer no Centro de Referência Dr. Leone Coelho Leda, com sessões educativas, distribuição de sacolas porta medicamentos para os usuários, café da manhã, entre outras atividades com nutricionista e assistente social.

Segundo a enfermeira referência Gilca Lessa, as unidades de saúde estão empenhadas no desenvolvimento de ações nas comunidades. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, através da fala, do espirro ou da tosse.  O tratamento é oferecido gratuitamente pelo município.

Diagnóstico em duas horas, através do Teste Rápido Molecular

O diagnóstico da tuberculose pode ser feito por meio da baciloscopia, mais conhecido como exame do escarro, e através do Teste Rápido Molecular. “Conseguimos um diagnóstico em até duas horas, através desse teste. Vale ressaltar que esse exame só é feito na Bahia em dois locais, aqui (Feira de Santana) e em Salvador”, informa a enfermeira referência Gilca Lessa (foto). “A gente busca levar ao conhecimento das pessoas, que a tosse por mais de três semanas é um motivo para se procurar um atendimento na unidade mais próxima a sua residência”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *