Centro de Referência atende gratuitamente pacientes com autismo

Inaugurado em novembro do ano passado, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) – Novo Mundo já realizou mais de 2 mil atendimentos. A unidade, gerida pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, atende gratuitamente 200 pacientes por mês em especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, musicoterapia, psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional.

A instituição é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para a assistência especializada e interdisciplinar aos pacientes autistas de todo o estado e conta com uma equipe multiprofissional. “Não existe limite de idade para o paciente ser atendido no centro. Aqui temos uma equipe especializada e todos os equipamentos necessários para garantir atendimento pleno ao paciente”, explica a diretora técnica da unidade, Adriana Cardoso.

Aos 7 anos, Henrique foi o primeiro paciente da unidade. Sempre acompanhado pela avó, Sueli Luz, o garoto já apresenta evolução no tratamento. De acordo com Sueli, a oferta dos serviços gratuitos é importante para a garantia do acompanhamento médico. “A equipe é maravilhosa. O acolhimento e a atenção são fundamentais para o desenvolvimento do Henrique. Além disto, o fato de ser gratuito ajuda muita gente, pois esses serviços são muito caros na iniciativa privada”, ressalta.

O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação e altera o comportamento do indivíduo, como a forma que estabelece relacionamentos. A condição atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Os agendamentos no Centro podem ser feitos através do telefone 71 3336-6147, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. No momento da consulta, é necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou registro de identidade, comprovante de endereço, cartão SUS, documento de identidade dos pais e/ou responsáveis.

Fonte: Secom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *