Centros Juvenis de Ciência e Cultura inscrevem para oficinas

Unidades da rede estadual de ensino, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCCs), localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim (centro norte), Vitória da Conquista (sudoeste), Itabuna (sul) e Barreiras (oeste) estão com matrículas abertas para diversas oficinas criativas. Cada uma oferece aproximadamente 300 vagas, em mais de dez oficinas que abordam conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de Piloto Virtual, Fotografia, Games, Dança, Robótica e outras.

Iniciativa é voltada para estudantes matriculados na rede estadual de ensino que cursam do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio. Para se matricular, o interessado deve comparecer à unidade de seu município com a carteira de identidade, duas fotos 3×4, comprovante de matrícula e de residência. As oficinas disponibilizadas são ministradas duas vezes na semana, em diferentes turnos, o que possibilita a participação em atividades que complementam as aulas do ensino regular, sem comprometer o turno letivo da escola.

De acordo com o vice-diretor do Centro Juvenil de Salvador, Alcides Magalhães, as oficinas estimulam ainda mais o aprendizado dos estudantes. “e acabam se tornando um leque de oportunidades na vida desses jovens, possibilitando-os alçar voos ainda maiores. Além disso, a participação acaba refletindo em um resultado mais positivo na sua escola de origem, pois as oficinas apresentam propostas de aprendizagem divertidas, garantindo o protagonismo desses jovens”.

Oficina Piloto Virtual
‘Piloto Virtual’, uma das oficinas oferecidas nos CJCCs, ajuda aos alunos alçarem voos maiores no estudo.
(Foto: Claudionor Jr/Educação)

A unidade da capital está oferecendo 22 oficinas. Entre elas, destacam-se as de ‘Culturama’, ‘Piloto Virtual’, ‘Música’, ‘Ecociências’, ‘Filme’, ‘Edite e Publique, além de ‘Robótica’, ‘Inglês’ e ‘Fotografia’, que são as mais procuradas pelos estudantes. As aulas serão iniciadas nesta segunda-feira (5), a partir das 8h, com apresentações musicais dos próprios estudantes da unidade.

No Centro Juvenil de Senhor do Bonfim, os cursos mais procurados entre os 11 oferecidos são ‘Robomaker’, no qual os estudantes aprendem a criar robôs utilizando materiais reaproveitados de outros equipamentos eletrônicos; ‘Juvenil Dance’, que busca a discussão sobre estilos musicais e participam de competições de dança, e também o ‘Teatro Científico’, que foca na representação teatral com elementos da Ciência e experimentos científicos. Nesta unidade, a aula inaugural será realizada no próximo dia 13, às 16h, com jogos, dança e brincadeiras lúdicas.

Nas unidades localizadas em Itabuna e Barreiras, as aulas serão iniciadas no próximo dia 12,, a partir das 8h. Já no Centro Juvenil de Vitória da Conquista, a aula inaugural acontece no dia 19 deste mês, das 8 às 17h. Em todas as unidades, a matrícula pode ser feita até o dia da aula inaugural, podendo o estudante escolher mais de uma oficina oferecida. Confira todas as oficinas oferecidas pelos CJCCs

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *