Clériston Andrade realiza quarta captação de órgãos em 2017

Uma equipe do Rio de Janeiro, em parceria com o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), realizou na tarde deste sábado (02/09) uma captação de órgãos (rins, fígado e córnea) de um paciente de 48 anos que teve morte cerebral na UTI do HGCA, no dia 31 de agosto de 2017.

 

De acordo com a enfermeira referência da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) e Organização à Procura de Órgãos (OPO), Ana Andréa Pinho, a atitude da família demonstrou amor ao próximo. “Para mim é algo de valor imensurável, visto que os familiares no momento de dor conseguiu pensar em outras pessoas que estavam necessitando”, afirmou.

Esta é a quarta vez que o procedimento acontece este ano em Feira de Santana. Para esta captação o hospital envolveu uma grande equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos especialistas em transplante, assistente social e maqueiros. Todos na corrida para salvar os órgãos que foram doados para cinco pacientes em diferentes estados brasileiros. O fígado captado foi para o Rio de janeiro, os Rins para o Rio Grande do Sul e as córneas para o Banco de Olhos da Bahia.

 

Vale lembrar que o HGCA está com uma programação especial este mês em alusão ao “Setembro Verde”, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Atividades educativas serão realizadas em escolas, faculdades e hospitais através da Organização à Procura de Órgãos (OPO) e da Organização à Procura de Córneas (OPC).

 

FONTE: ASCOM/HGCA

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *