Colgate-Palmolive é a primeira empresa no Brasil a conquistar certificação “TRUE” de resíduo zero em plantas fabris.

Concedidas pela Green Business Certification Inc (GBCI), as certificações asseguram que mais de 90% dos resíduos produzidos não vão para aterros, estimulando a economia circular.

Horta na fábrica da Colgate-Palmolive feita com materiais reciclados e adubo de resíduos alimentares do restaurante — Foto: Divulgação

Colgate-Palmolive é a primeira empresa no Brasil a conquistar a certificação “TRUE” de resíduo zero em plantas fabris. Concedida pela Green Business Certification Inc, a certificação assegura que mais de 90% dos resíduos não perigosos produzidos nos locais certificados não vão para aterros sanitários ou incineração, estimulando a economia circular. As duas fábricas da Colgate-Palmolive no Brasil, em São Paulo e em São Bernardo do Campo, acabam de receber a certificação na categoria Platinum, a de maior exigência pela GBCI.

As certificações TRUE de resíduo zero fazem parte da estratégia global de sustentabilidade da Colgate-Palmolive em busca de um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta. Com essas unidades, a empresa completa a certificação em 29 localidades pelo mundo e se aproxima ainda mais da meta de certificar 100% das operações globais até 2025. “Essa conquista é de extrema importância para nós. É um reconhecimento de que mudamos nossos conceitos e mindset sobre gestão de resíduos”, conta Riccardo Ricci, Presidente da Colgate-Palmolive no Brasil.

TRUE é o primeiro programa internacional de certificação de resíduos zero dedicado a medir, melhorar e reconhecer o desempenho de instalações com resíduos zero, incentivando a adoção de práticas sustentáveis que contribuem para resultados ambientais, de saúde e econômicos positivos. A certificação obtida significa que, por ao menos 12 meses, mais de 90% de todos os resíduos não perigosos produzidos nas plantas da Colgate-Palmolive foram redirecionados de aterros sanitários para alternativas como reciclagem, além da adoção de práticas como a redução de geração de resíduos, o reuso, e a compostagem de materiais. Este marco também vem com a responsabilidade de manter a mencionada taxa de 90% e promover melhoria contínua nas instalações certificadas.

Além de reduzir a geração de resíduos em suas plantas, a Colgate-Palmolive passou a reutilizar interna e externamente materiais que antes eram descartados, como paletes. A empresa também promoveu mudanças na forma de recebimento de certos insumos (de embalagens para granel), além de implementar ações como o uso de caixas retornáveis na produção, envio de resíduos da produção de tubos de creme dental para fabricação de telhas e placas, transformação de lixo orgânico do restaurante em adubo, entre outras. “O engajamento das pessoas da Colgate foi muito importante para as adequações. Temos um ‘green team’ incluindo várias áreas que fizeram isso acontecer, como embalagens, compras, supply chain e RH”, diz Ricci.

A Colgate-Palmolive embarcou na busca por instalações de resíduo zero em 2010, com foco nas plantas produtivas. A empresa iniciou rastreando seu volume de resíduos que iam para aterros sanitários e estabeleceu objetivos que foram rapidamente superados. Até 2025, a meta é ter 100% das operações globais certificadas, incluindo fábricas, centros de tecnologia, escritórios estratégicos e armazéns próprios ou operados; além de construir 100% de seus novos locais de produção com certificação LEED, garantindo que sejam otimizados para eficiência energética, economia de água e desperdício minimizado desde o primeiro dia de atividades.

Segundo Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil, enfatizar a economia circular é uma prioridade e uma forma de enfrentar os desafios das mudanças climáticas, perda de biodiversidade, geração de resíduos e poluição. “Estamos muito felizes em contar com o case de sucesso e engajamento da Colgate, evidenciando que temos o apoio necessário de grandes lideranças para assumir maior responsabilidade e protagonismo no tema”, diz o executivo.

Sobre a Colgate-Palmolive

A Colgate-Palmolive foi fundada em 1806 por William Colgate. Há 95 anos em solo brasileiro, a companhia tem como missão reimaginar um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta, investindo em pesquisas e inovação para proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida. A empresa oferece uma linha completa de produtos que fazem parte da família brasileira em Higiene Oral (Colgate, Sorriso, Tandy, elmex® e Prevent), Higiene Pessoal (Palmolive, Protex e Darling), Cuidado da Casa (Ajax, Pinho Sol e Ola) e Nutrição Animal (Hills). A Colgate-Palmolive acredita que as pessoas merecem um futuro com motivos para sorrir e, para isso, atua em projetos educacionais como o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que já beneficiou mais de 75 milhões de adultos e crianças no Brasil, disseminando hábitos saudáveis de higiene bucal por meio de parcerias com associações e profissionais de odontologia. Atualmente, a Colgate-Palmolive conta com mais de 3.3 mil funcionários no Brasil, com fábricas em São Paulo e São Bernardo do Campo (SP).

Sobre o GBCI

O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 80 países e com certificações em 180 países, com a missão de transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da atual e das futuras gerações.

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