Confiança da indústria mantém o maior nível desde 2014

Para a maioria das empresas entrevistadas pela FGV, ambiente econômico deve melhorar nos próximos meses

A confiança da indústria voltou a subir em abril. Com as reformas econômicas e melhora nas expectativas da economia brasileira, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,5 ponto percentual frente a março, chegando a 91,2 pontos, maior nível desde maio de 2014. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador cresceu 13,5%. De acordo com a pesquisa, o desempenho deste mês mostra uma indústria menos pessimista que no passado, ainda que continue a sentir os efeitos da crise econômica. “A boa notícia é a consolidação do avanço do otimismo com relação ao ambiente de negócios no horizonte de seis meses”, diz o relatório.

Apesar de uma leve piora nas percepções sobre a situação atual, 11 de 19 seguimentos industriais registraram melhora nas expectativas de evolução do ambiente econômico. O indicador que mede esse quesito avançou ao maior nível desde abril de 2014, atingindo 94,4 pontos.

Segundo o relatório, aumentou a proporção de empresas que esperam uma melhora no ambiente econômico nos próximos seis meses, de 30,7% para 39,7% do total. Ao mesmo tempo, a parcela dos empreendimentos que esperam uma piora nesse item caiu, indo de 11% para 10,4% do total.

Fonte: Portal Brasil, com informações da FGV

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *