Consumidor deve prestar atenção na qualidade do peixe

Parte dos católicos não come carne vermelha às quartas e sextas-feiras durante as sete semanas da Quaresma. O peixe passa a ser a proteína animal levada à mesa neste período, bem como na Semana Santa.
Mais do que ficar de olho nos preços, que neste período passam por alinhamento para cima, devido a demanda, os consumidores devem prestar bem atenção na qualidade do peixe que vai oferecer aos familiares.
Principalmente nas compras feitas nas feiras-livres, quando o peixe é vendido nas bancas, atividade comum em Feira de Santana.
Ele deve prestar atenção em alguns sinais exteriores que indicam que o peixe não mais está indicado ao consumo. O prazer da comida pode passar para problemas intestinais ou ocorrências mais graves.
Os cuidados devem começar pela pele. No peixe bom ela é brilhante. No ruim, a sua superfície é opaca e sem vida. As escamas devem estar bem firmes. Se você puxar uma delas e soltar com facilidade, procure outro animal.
Os olhos devem brilhar e com cores vivas. Caso estejam cinza ou esbranquiçados, é mau sinal. As brânquias vermelhas é bom sinal. Caso estejam rosadas ou acinzentadas recuse a compra.
A musculatura firme é característica de peixe fresco. Com um dedo aperte a barriga até fazer uma marca, que deve sumir em pouco tempo. Caso a pele não volte ao normal, também procure outro peixe.
Dê uma cheirada no peixes, que são animais que têm cheiro forte, mas não igual em todos. Os bons cheiram à maresia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *