Desenbahia volta a liderar financiamentos na Bahia Farm Show

Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) se posicionou como líder na feira do agronegócio Bahia Farm Show, realizada em maio, na região oeste. Em plena crise econômica, instabilidade política e seca generalizada, a agência captou R$ 415 milhões em propostas protocoladas, de um total de R$ 1,019 bilhão em negócios fechados, o que representa 41,7%.

Para o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, o resultado reflete a decisão do governo estadual de apoiar o agronegócio, o que foi possível “com trabalho em equipe, foco na missão, planejamento estratégico e execução das metas”. Nesta terça-feira (7), a Diretoria Colegiada da agência celebrou o resultado com todo o corpo de empregados.

O gerente comercial, Marko Svec, comandou a reunião geral de apresentação dos resultados, expôs vídeos resgatando a história da agência de fomento no estímulo ao agronegócio desde 2004 e convocou testemunhos dos empregados envolvidos. Na ocasião, Otto Alencar Filho destacou a trajetória crescente da Desenbahia no financiamento do agronegócio. “Em 2013, a agência financiou R$ 144 milhões, em 2014 chegou a R$ 278 milhões, em 2015 a meta foi superada com R$ 383 milhões (38% do total de negócios) em operações protocoladas, até chegarmos à edição de 2016 com mais de R$ 415 milhões (41.7%)”.

Tricampeonato 

O ‘tricampeonato’ em volume de recursos e quantidade de propostas captadas foi o mote da celebração da Desenbahia. O segundo lugar coube ao Banco do Brasil, que captou perto de R$ 200 milhões. Também participaram da feira o Bradesco, Itaú, Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal.

No total, a Desenbahia captou 209 propostas de financiamento, sendo 92 solicitações para projetos novos, 108 para aquisição de equipamentos e máquinas e nove para capital de giro. Para projetos foram destinados R$ 366,3 milhões, o que representa mais empregos e mais renda. O financiamento de equipamentos bateu em R$ 46,4 milhões e empréstimos para capital de giro ficaram em R$ 2,6 milhões.

Em ano anteriores, a Desenbahia participava da Bahia Farm Show basicamente buscando clientes. Em 2016, levou empresários de todas as regiões do estado para a feira. A região oeste participou com 143 propostas no valor de R$ 318,1 milhões (76,56%). A Gerência do Extremo-Sul, de Teixeira de Freitas, fechou 32 propostas no valor de R$ 69,1 milhões (16,65%).

A Gerência de Irecê fechou 17 propostas no valor de R$ 12,5 milhões (3,02%). Também apresentaram propostas 17 empresas de Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna e até da Região Metropolitana de Salvador, conduzidas pela agência de fomento.

Estratégia

Segundo a exposição do Gerente Comercial, Marko Svec, a estratégia de marketing e negócios incluiu a oferta de financiamentos em até 100% do valor das máquinas e equipamentos agrícolas, para os clientes fidelizados, com agilização do trâmite burocrático; financiamentos de até 90% para novos clientes e atração de produtores de outras regiões agrícolas da Bahia, o que contribuiu decisivamente para reverter a expectativa negativa gerada pela crise econômica e estiagem prolongada.

Otto Alencar Filho agradeceu aos empregados pelo esforço concentrado e enviou carta de agradecimento aos empresários. “Consolidamos a trajetória crescente da agência no financiamento do agronegócio. Nosso crédito transforma ideias em negócios de sucesso, gerando maior competitividade, mais renda e riqueza para o desenvolvimento econômico e social da Bahia”, disse.

Fonte: Ascom/Desenbahia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *