Detran-BA capacita motoristas e vistoria trios para carnaval

Até esta terça-feira (26), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) promove uma série de cursos de capacitação para condutores de trios elétricos e carros de apoio, na sede da Escola Pública de Trânsito (Eptran), em Salvador. O curso gratuito aborda temas como condução preventiva, relacionamento interpessoal, conscientização de riscos com a rede elétrica e dá dicas de situações que podem acontecer durante a folia para que os motoristas estejam preparados.

De acordo com o instrutor Yuri Oliveira, o objetivo é capacitar os profissionais para que possam exercer a função durante o carnaval com toda a segurança. “Para o condutor de trio é necessário muito mais que apenas possuir a habilitação para a categoria do veículo, mas precisa também conhecer bem as regras de trânsito e entender o conceito de condução preventiva, já que ele vai estar trafegando por áreas com grande concentração de pessoas. Tudo para que a festa aconteça na maior tranquilidade”.

O motorista Weber Fernandes vai trabalhar pela primeira vez no carnaval de Salvador. Para ele o curso dá melhores condições para que os condutores possam trabalhar. “Sou de Minas Gerais e esse será o meu primeiro carnaval em Salvador. Aprendi muito aqui e pude tirar as minhas duvidas. Agora estou me sentindo muito mais preparado para conduzir o trio com segurança e tranquilidade”.

Vistoria

O Detran também está fazendo a vistoria dos trios e carros de apoio que irão desfilar pelos circuitos. No procedimento, realizado  no Parque de Exposições, em Salvador, são observados os componentes mecânicos, elétricos e estruturais, além da fiscalização de equipamentos contra incêndio e do estado dos pneus e geradores. Os veículos que não apresentam irregularidades na avaliação recebem o adesivo de aprovação, que deve estar fixado na carroceria para o desfile. A previsão é que até a abertura oficial da festa, mais de 260 carretas e caminhões passem pela vistoria.

“O veiculo deve estar licenciado e se possível com regularização até do carnaval do ano passado. Além disso, na vistoria nós nos preocupamos com a identificação física do veículo e com a numeração do chassi, que deve ser original e não pode estar adulterada. Nos atentamos ainda para a parte mecânica, a parte elétrica, as dimensões do veículo e o setor de segurança inferior, que compreende as grades de proteção da unidade tratora e principalmente os pneus”, explicou o perito coordenador do Detran-BA, Domingos Lemos.
 
 
Repórter: Tácio Santos

Áudio:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *