Em Portugal, psicólogo do HGRS apresenta artigo sobre comunicação do diagnóstico de HIV

Em Portugal, psicólogo do HGRS apresenta artigo sobre comunicação do diagnóstico de HIV

 

Residente do Programa Multiprofissional em Neurologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o psicólogo Ângelo Lobo apresentou, no 8º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa (Ciaiq), em Lisboa, o trabalho intitulado ‘Comunicação de más notícias: a revelação do diagnóstico de HIV/Aids e seus impactos psicológicos’. O artigo é fruto de uma pesquisa realizada na instituição, com a orientação da psicóloga Maria Alice Ferreira Leal – coordenadora do serviço.

 

De acordo com Alice, o estudo possui caráter predominantemente qualitativo, cujo objetivo é descrever e analisar o processo comunicacional da revelação diagnóstica e as suas consequências. “Leva-se em consideração que a relação profissional/paciente ocorre num espaço potencial como promotor de adesão terapêutica e de abertura para uma vida mais autônoma. A pesquisa evidencia o protocolo Spikes como alicerce para o profissional que faz a comunicação e dialoga com os conceitos da psicanálise de Donald Winnicott a fim de vislumbrar a singularidade de cada sujeito na construção de sua personalidade”, explica.

 

A ideia, conforme conta a coordenadora do serviço de psicologia do HGRS, é refletir sobre os efeitos psicoiatrogênicos da comunicação diagnóstica e subsidiar a criação de tecnologias de conversa mais humanizadas. O artigo selecionado foi apresentado em Portugal entre os dias 16 e 19 de julho de 2019.

Louise Cibelle

Assessora de Comunicação
Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)
(71) 3103-8858 / 8701 / 9 9264-6090

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *