Encontro proporciona troca de experiências entre mães de bebês com microcefalia

Acolhimento, apoio e sentimento de família. Esses foram os aspectos presentes no primeiro encontro das mães de bebês diagnosticados com microcefalia, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 23, no Auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O objetivo principal do encontro foi evidenciar os fatores que contribuem para o bem estar da mãe e da criança, além de possibilitar a troca de experiências, e estreitar os laços com as instituições parceiras para contribuir com uma assistência cada vez mais eficaz.
Na oportunidade a secretária Denise Mascarenhas ressaltou a importância da iniciativa. “Não temos tudo que poderíamos, mas temos o amor, a vontade de acertar. Somos uma família e vocês fazem parte dela. Nós não estamos medindo esforços para dar toda assistência e atendimento integral as mães”.
Uma das dúvidas comuns entre as mães era acerca do processo de amadurecimento da criança e a importância da alimentação apenas com o leite. O que foi esclarecido pela nutricionista Rita de Cássia. A questão do acesso aos benefícios sociais por parte das mães foi explicada pela assistente social Manuela Carneiro.
Já a psicóloga Soraya Dias falou da importância da troca de experiências e comemorar a vida. Maine Araújo, mãe de uma das crianças com microcefalia, falou sobre a sua experiência de quando descobriu o diagnóstico. “No início eu tinha muito medo, mas depois de ir conversando com as outras mães eu fui perdendo”, revelou.
E ressaltou a importância do encontro e da troca de experiências. “A atenção, o apoio, e acolhimento estão sendo ótimos”. O encontro foi encerrado em meio a sorrisos e aplausos. “Nós preparamos tudo isso com muito amor e carinho para vocês”, ressaltou Maricélia Maia, enfermeira referência da Viep. O Projeto de Acolhimento é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *