Ensina Brasil prorroga inscrições do Programa de Desenvolvimento de Lideranças.

Programa que é parte da rede global ‘Teach for All’ já impactou 80 mil crianças e adolescentes do Brasil; selecionados se desenvolvem pessoal e profissionalmente.

O Ensina Brasil prorrogou para o dia 27 de setembro o prazo final das inscrições do processo seletivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças. Em seu sexto ano, a organização busca jovens de diversas áreas de bacharelado e licenciatura, com perfil de protagonismo, que queiram atuar, de forma remunerada, para transformar a vida de crianças e adolescentes em escolas públicas do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pernambuco.

O programa, que tem o objetivo de transformar a educação no Brasil, faz parte da rede global Teach for All, presente em mais de 60 países pelo mundo, e já impactou cerca de 80 mil estudantes brasileiros. Graduados, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022 (leia mais abaixo), em qualquer área, têm até o dia 27 de setembro para se inscreverem no processo seletivo diretamente no site do Ensina Brasil.

Além de transformar a vida de alunos da rede pública, os “ensinas” obtêm, através do programa, capacitações que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ao longo dos dois anos, além da experiência com os alunos, são cerca de 500 horas de formação presencial e/ou virtual. Com isso, eles incrementam diversas competências, como por exemplo, resolução de problemas, criatividade e inovação e mentalidade de crescimento.

Para isso, os selecionados obtêm mentorias personalizadas, acesso a programas de formação continuada, cursos em universidades parceiras da entidade e certificações reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação). O objetivo é que após os dois anos e todas as formações, os integrantes da rede continuem gerando impacto ao longo de suas trajetórias profissionais.

“A iniciativa não se restringe apenas a desenvolver as habilidades de novos e futuros professores e lideranças. Nosso objetivo é que os escolhidos contribuam com o desenvolvimento da educação no Brasil, tornando os participantes em agentes de transformação social. Portanto, buscamos pessoas que tenham sonhos grandes para si mesmos e para os outros”, afirma Erica Butow, diretora-presidente do Ensina Brasil.

Atualmente, o Ensina Brasil atua nas cidades de Vitória e Cariacica, no Espírito Santo, Caruaru e Petrolina, em Pernambuco, São Luís, Açailândia, Imperatriz e Alcântara, no Maranhão, Luziânia, em Goiás e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A cada edição são definidos novos municípios, aumentando os locais de impacto pelo território brasileiro.

Critérios

– Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);

– Português fluente;

– Curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022*;

– Diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;

– Disponibilidade para participar da formação inicial com 2 módulos: ​​

a. Módulo online de até 45 horas em dezembro de 2021, podendo haver dedicação síncrona em horário não comercial (cerca de 15 horas), com o restante da dedicação assíncrona;

b. Módulo online de até 40 horas semanais em janeiro de 2022, a partir do dia 03, de forma síncrona em horário comercial.

– Disponibilidade para participar do programa a partir do início das aulas em 2022 e permanecer por 2 anos letivos no programa. Normalmente o início das aulas se dá em fevereiro, mas devido ao contexto da Covid-19, essa confirmação ocorrerá ao longo do segundo semestre;

– Disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 anos, a partir de fevereiro de 2022. O participante deve estar apto para mudar de Estado ou Município caso não seja alocado no seu local de residência.**

* Caso já atue como professor(a) das redes públicas de ensino em que o Ensina Brasil atua, o interessado poderá se inscrever com curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2007 e janeiro de 2022.

** Professores de redes de educação nas quais atuamos tem preferência para permanecer nelas, se assim desejarem.

Sobre o Ensina Brasil

O Ensina Brasil é uma ONG sem fins lucrativos, fundada em 2016, com a missão de formar lideranças na área de educação que contribuam para a redução das desigualdades e para uma educação de qualidade nas escolas brasileiras. A organização é independente, sem fins lucrativos e, para alcançar o objetivo de que todas as crianças tenham uma educação de qualidade, realiza anualmente o processo seletivo para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças. Além disso, conta com parceiros como a Fundação Lemann, Itaú Social, Imaginable Futures, Instituto Sonho Grande entre outros.

Informações à imprensa

Rafael Italiani – Loures Consultoria

rafael.italiani@loures.com.br

(11) 98964-4711

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *