Entenda a importância do milho na sua vida

Serão vendidas 250 mil toneladas do estoques públicos de milho. Desse total, 200 mil toneladas beneficiarão criadores do Nordeste afetados pela seca

Com o anúncio do presidente da República, Michel Temer, da liberação de 200 mil toneladas de milho dos estoques governamentais para venda, os criadores e agroindústrias de pequeno porte do Nordeste especialmente os afetados pela seca, terão um alívio. Agora, eles vão ter acesso ao grão a um custo melhor do que no setor privado. Isso também segura altas nos preços das carnes.

“Nosso objetivo é chegar a quem mais precisa e sem muita burocracia. Bastará fazer o cadastro na Conab. Lá eles encontrarão caminho curto e simples para receber o que precisam”, explicou o presidente. Ele vê a medida como uma forma de impulsionar especialmente a Região Nordeste.

Importante na culinária brasileira, o grão é usado em pratos como canjica, cuscuz, polenta, angu, mingau, bolo e pamonha. Também afeta a mesa e o bolso das famílias porque é o principal insumo das rações animais, o que tem relação direta com o preço da carne.

NoBRASIL, 84% do milho produzido é utilizado na alimentação animal, principalmente na produção de frangos e suínos. Cerca de 11% de toda a produção é usada pela indústria, mas não apenas para processamento de alimentos, com o grão, é possível fazer até mesmo combustível.

Oferta de milho

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a primeira safra de milho no período 2016/2017 deve alcançar 28,82 milhões de toneladas; a segunda safra, com estimativa muito maior, deve chegar a 58,59 milhões de toneladas.

Os preços no Nordeste têm sido afetados, entre outros motivos, por uma redução da área plantada na primeira safra de milho. A estiagem teve influência direta nessa redução. Segundo a Conab, nas Regiões Norte e Nordeste, consolida-se a queda de 3,8% no área ocupada pelo grão. No Piauí, o plantio da safra foi realizado com redução de 11,8% em relação ao exercício passado.

Com a menor oferta na região, o governo optou por vender parte de seus estoques como forma de reequilibrar o mercado. Outras áreas do País teriam milho suficiente para abastecer o Nordeste, mas em função da distância, o uso dos estoques públicos se mostrou mais eficiente.

Apoio para os produtores

Ao longo de 2016, o governo federal, por meio da Conab, proporcionou o acesso direto de 25,3 mil pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte de todo oBRASIL a mais de 165 mil toneladas de milho em grãos, para utilização na ração animal.

“Caso não tivéssemos agido, os produtores teriam sucumbido”, ponderou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. No ano passado, o governo fez intervenções no milho e no feijão, produtos que tinham registrado altas expressivas de preços.

Confira os números da produção nacional de milho

Fonte: Portal Planalto, com informações da Conab e do Ministério da Agricultura

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *