Entregues três mil óculos e 400 próteses dentárias receitadas na Feira Março Mulher

A manhã desta quarta-feira (29) foi marcada pela entrega de 400 próteses dentárias e de três mil óculos de grau receitados durante a Feira Março Mulher 2019, que ofertou serviços de saúde e cidadania a 22 mil baianas. A distribuição aconteceu no Palacete das Rosas, no Campo Grande, sede das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).
Realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as VSBA, a Feira Março Mulher foi idealizada pela primeira-dama Aline Peixoto e acontece desde 2017, no Largo de Roma, em Salvador. “Todas essas mulheres foram até a Feira e lá foi identificado que elas precisavam usar ou atualizar óculos de grau e, hoje, a gente está distribuindo os acessórios. No caso das próteses, a entrega foi simbólica, já que a colocação está sendo feita, ao longo da semana, em uma unidade móvel que as Voluntárias levou até o Palácio da Aclamação, que é aqui pertinho”, explicou o porta-voz das VSBA, Gustavo Urpia.
Impacto social
A diretora da Diretoria de Projetos Estratégicos, da Sesab, Jucélia Nascimento, ressaltou a importância da parceria com as VSBA para ajudar a reduzir filas, tanto na capital quanto no interior. “A experiência das Voluntárias com o trabalho social e a expertise da Secretaria permitem levar a saúde para ainda mais perto da população. A estratégia itinerante possibilita que os baianos tenham mais acesso aos serviços, o que vem contribuindo para desafogar os municípios que recebem as feiras”, detalhou.
Alegria era o que se percebia no rosto das mulheres de todas as idades que estiveram presentes, como é o caso da aposentada Elza Mendes. “Eu recebi a prótese ontem e hoje vim buscar meus óculos. Estou muito feliz. O atendimento de todos foi maravilhoso. Todas nós precisamos desse apoio, pois não temos condições de bancar esses serviços. Somos muito gratas a quem realizou a Feira”, afirmou.
 
A Feira
Além de consultas e exames oftalmológicos e odontológicos, a Feira Março Mulher 2019 ofertou mamografia; ultrassonografia de mama, abdômen total, tireóide, vias urinárias; além de eletrocardiograma e radiografia do tórax. Clínico geral, cirurgião geral, angiologista e ginecologista atenderam no evento, que ainda contou com brinquedoteca, cantinho da beleza e serviços de cidadania ofertados pelo SAC Móvel, Sinebahia e Ronda Maria da Penha.

Repórter: Renata Preza

Áudio:

Vídeo:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *