Estado oferece 30 mil vagas de Educação Integral em 2018

A Secretaria da Educação do Estado vai disponibilizar cerca de 30 mil vagas da Educação Integral para o ano letivo de 2018, o que representa um incremento de cerca de três mil vagas em relação a 2017. Das 101 unidades da rede estadual, em 49 municípios da Bahia, que terão a modalidade, 13 vão oferecer pela primeira vez. Elas estão localizadas em Salvador, Vitória da Conquista (sudoeste), Jequié, Amargosa (centro sul), Valença (baixo sul), Nova Viçosa (sul), Teixeira de Freitas (extremo sul), Barreiras (oeste), Senhor do Bonfim (centro norte), Valente e Entre Rios (nordeste). A relação completa das escolas está no Portal da Educação.

Com isso, os estudantes ganham mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas em contextos diversos que aliam esporte, arte, trabalho, ciência e cultura. Nas atividades complementares, os estudantes contam também com aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, de relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, adquirindo novas rotinas comportamentais.

Educação Integral
Um total de 101 unidades da rede estadual, em 49 municípios, vão oferecer essa modalidade de ensino.
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

A coordenadora da Educação Integral da Secretaria da Educação, Catarina Cerqueira, afirma que a ampliação da oferta da Educação em Tempo Integral consta no Plano Nacional de Educação (PNE), e também nas metas do Plano Estadual de Educação da Bahia. “A ampliação do tempo e espaço pedagógicos na Educação Básica oportuniza ao estudante uma formação baseada nos seus projetos de vida e identidades”.

O Programa de Educação Integral (Proei) busca efetivar a integralização de diversos programas indutores da Educação em Tempo Integral e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. Essa proposta ressignifica a importância social e institucional da escola na formação plena dos cidadãos. Seu principal objetivo é contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e para a sua emancipação humana e social.

Matrícula – As unidades de ensino que ofertam Educação Integral realizarão a matrícula dos estudantes de acordo com o calendário da secretaria, no período de 16 a 29 de janeiro, disponível no Portal da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *