Estudantes aliam arte e sustentabilidade para recuperar carteiras escolares

Os estudantes do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira, em Anguera, o centro norte da Bahia, encontraram uma forma simples e eficaz para praticar ações que aliam arte e sustentabilidade. Com retalhos de tecido, cola escolar, verniz e spray colorido, cadeiras inservíveis foram revitalizadas para uso nas dependências da escola.

A estudante Ana Mária Souza, 17 anos, do 2º ano, explica como o trabalho foi desenvolvido. “Junto à professora de Artes, Elaine, tivemos a ideia de usar retalhos coletados de uma fábrica de tecido aqui da região. Depois começamos a colocar em prática o projeto, fixávamos os panos com cola e verniz e, de acordo com a cor, pintávamos as pernas com spray. Éramos quatro alunos à frente, mas tivemos colegas que ajudaram voluntariamente com a limpeza das cadeiras”, contou.

O mobiliário restaurado foi distribuído pelas salas e bibliotecas, dando um novo visual ao ambiente. “O projeto foi muito legal porque integrou os estudantes e nos motivou a conservar nossa escola. Nós também já estamos pensando na segunda fase com a inclusão de outros móveis, como mesas,” comenta a estudante, Valdicélia Santos, 16, também do 2º ano.

O projeto ‘Era uma vez uma cadeira desprezada’, que mudou o ambiente escolar, chegou a ser reconhecido pelos moradores da cidade. “Depois que realizamos o trabalho na escola, apresentamos o projeto na feira de conhecimento do município e foi um sucesso. A procura para conhecer o trabalho foi enorme”, contou a vice-diretora Maridélia Freitas. Ela destaca ainda, que o projeto também rendeu oficinas por escolas, “onde fomos convidados para apresentar o trabalho em alguns colégios como o Yeda Barradas Carneiro, em Feira de Santana, e o Pedro Falconeri Rios, em Pé de Serra”.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *