Estudantes apresentam projetos de arte e cultura em seletiva escolar

Os alunos da rede estadual de ensino continuam se preparando para a seletiva escolar dos projetos de arte e cultura, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, que acontece até 5 de agosto. As culminâncias das atividades ocorrem por meio de festivais, saraus e mostras. Na noite do sábado (16), um ‘Sarau Literário’, com muita música e dança, foi realizado pelo Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, em Cordeiros, município do centro sul da Bahia a 665 quilômetros de Salvador.

O sarau reuniu as obras que fazem parte dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante). Os jurados avaliaram a criatividade e as habilidades dos alunos e selecionaram as produções que vão ser levadas, em agosto, para a seletiva do Núcleo Regional de Educação de Vitória da Conquista, no sudoeste.

Tocando um violão, Laélcio de Ribeiro, 16 anos, que estuda o 3° ano, cantou a música de sua autoria ‘Não tem mais jeito’. “É a primeira vez que participo do Face e foi muito bom poder descobrir esse talento para a música”. A estudante Jilsara Maria Silva, 15, do 1º ano, participa de três projetos. No EPA, apresentou um álbum com gravuras e textos sobre peças artesanais da região produzidas com barro.

Além disso, a estudante dançou uma coreografia ao som da música internacional ‘Salute’ e exibiu seu vídeo, onde aborda uma lenda da cidade sobre uma mulher que teria feito uma simpatia para conseguir um marido. “Gosto muito de participar porque podemos mostrar que realmente nós somos capazes de fazer e explorar nossa criatividade”.

Para a diretora do colégio, Elen Costa, a realização dos projetos “é uma forma de proporcionar ao estudante a descoberta de seus dons e habilidades, e expressá-los através da arte e cultura”. De acordo com ela, a finalidade é levá-lo a conhecer a sua própria história por meio da pesquisa, seja para produzir um vídeo ou um poema.

Eventos literários

O Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente, localizado na região nordeste a 267 quilômetros da capital, realizou na última sexta-feira (15) no Clube Social Umburana, a ‘Noite Cultural’, com apresentações de arte literária, visual, books fotográficos, concurso de músicas e o desfile para escolha da Miss e Mister Gincaneiro. A programação faz parte de uma gincana promovida na unidade escolar.

Já os alunos do Colégio Estadual Cristo Rei, no município de Barra (Vale do São Francisco, a 676 quilômetros de Salvador), estão desenvolvendo a aptidão pela leitura, por meio do projeto estruturante TAL. Como parte das ações de incentivo à leitura, eles apresentaram algumas obras dos escritores brasileiros Castro Alves e Rui Barbosa, no ‘Café com letras’, que ocorreu na unidade escolar, quinta-feira (14), onde também declamaram poemas de suas autorias.

Rayanny Gabrielly Oliveira, 17, do 3° ano, escreveu o poema intitulado ‘Castro Alves’, que fala um pouco da vida do escritor. “Já tenho o hábito da leitura e este projeto me [incentivou a] gostar de outras disciplinas como Matemática e História, pois fizemos leituras de gráficos e pesquisamos sobre as histórias de vida e obras dos autores”.

O ‘Café com Letras’ também homenageou as ex-professoras Eutália Santos, a primeira diretora do colégio, e a escritora Joana Tamandaroba, que lecionou na unidade por mais 30 anos. Ela escreveu a peça teatral ‘A conferência de Haia’ sobre um importante fato histórico ocorrido no Brasil, em 1907, com a participação de Rui Barbosa. A obra foi interpretada pelos estudantes que se caracterizaram para simular o acontecimento.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *