Estudantes da rede estadual representam a Bahia na Febrace

Para incentivar o desenvolvimento social e tecnológico de projetos como estes, o Governo da Bahia conta com o projeto Ciência na Escola, ação estruturante do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

Sete projetos elaborados por estudantes da rede estadual da Bahia foram selecionados para a 14ª mostra de projetos da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento, que acontece entre os dias 14 e 18 de março na Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico. Para incentivar o desenvolvimento social e tecnológico de projetos como estes, o Governo da Bahia conta com o projeto Ciência na Escola, ação estruturante do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

Com o projeto Abordagem das Viroses (Zika e Chikungunya) nas Instituições de Ensino da Cidade, as estudantes Laíse Conceição de Brito e Beatriz de Souza, do Colégio Estadual Padre João Montez, em Pojuca, destacam a importância da participação das escolas no combate ao mosquito transmissor. “Percebemos que estudantes e professores, por diversas vezes faltaram às aulas por terem sido acometidos principalmente pela Zika. Nesse sentido, entendemos que as escolas atuar para ajudar no processo de prevenção, através de palestras, visitas de agentes da saúde e formação de professores. Acreditamos que juntos somos mais fortes, é esse o objetivo do nosso projeto”, explicou a estudante Laíse.

Outro projeto que representará a rede estadual na Febrace é o Reciclagem: Uma Ideia Que Muda Você, construído pelos estudantes do Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, do município de Vitória da Conquista, Rodrigo Santos e João Ítalo Pereira. O projeto traz maquetes, réplicas e protótipos, utilizando materiais descartáveis, para promover uma compreensão mais ampla em relação ao meio ambiente e transformar essa consciência em ação. “Eu sempre gostei de reciclagem, desde pequeno, então, junto com o meu amigo resolvemos elaborar um projeto mostrando a importância da reciclagem”, disse Rodrigo Santos.

Professor Destaque – O orientador do projeto Evolution – Proposta de nova descendência das Aves, Adaltro José Araujo, foi indicado para concorrer ao Prêmio Professor Destaque, que reconhece os empenhos do professor na orientação e acompanhamento dos estudantes na construção dos projetos. “É muito gratificante, me sinto realizado, porque é o reconhecimento do nosso trabalho, é a culminância de todo o esforço realizado em sala de aula”, ressaltou Adaltro.

Confira a lista de projetos participantes:

• Reciclagem: uma ideia que muda você!
• Acarajé Funcional
• Abordagem das viroses (Zika E Chikungunya) nas Instituições De Ensino Da Cidade De Pojuca
• Apresentação Preliminar da Avaliação Ambiental do Rio das Pedras
• MOTOR DANCE: Um Fomento à Prática da Dança e Exercício Físico aos Alunos Portadores de Necessidades Especiais
• EVOLUTION – Proposta de nova descendência das Aves
• “Os donos da escola”: Ressignificação do ambiente escolar através do grafite

 

Fonte: Acorda Cidade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *