Estudantes de Maracás desenvolvem carrapaticida para ajudar produtores rurais

Para combater os carrapatos em animais bovinos, um grupo de estudantes do curso técnico em Agropecuária, do Colégio Estadual Edilson Freire, no município de Maracás (centro sul), desenvolveram um carrapaticida alternativo à base de plantas encontradas na região, como o nim, a aroeira e a babosa. A solução de baixo custo é resultado do projeto de pesquisa chamado “Niarbs – carrapaticida alternativo”, que busca auxiliar os produtores rurais.

Juliana Meira Silva, 18, que conclui recentemente o curso, juntamente com as demais integrantes do grupo, destaca os benefícios do carrapaticida. “Fizemos várias pesquisas para chegar a este produto natural que, por não conter nenhum composto químico, não agride os animais, os produtores rurais e nem o meio ambiente”.

Sua colega Gleice dos Santos, 19, destaca as propriedades das plantas utilizadas. “Pesquisamos e estudamos sobre as composições de cada uma das plantas para encontrar a melhor combinação que apresentasse o resultado esperado. O nim possui propriedades antissépticas, curativas, anti-inflamatória e inseticida. A aroeira também é anti-inflamatória e a babosa é antimicrobiana, antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatória e hidratante”.

Estudantes pesquia em Maracás
Foto: Divulgação/Educação

Para a obtenção do Niarbs, os estudantes maceraram 150 gramas de folhas de nim com 100 gramas de folhas de aroeira e adicionaram 800 ml de água. Ao sumo adquirido e coado foi acrescentado 200 ml de babosa, que é um gel obtido por meio do corte e escoamento da planta. Depois de pronta, a solução foi colocada em um aplicador improvisado e aplicada no dorso e nas áreas afetadas do bovino de uma fazenda da localidade. Após a aplicação, foi observada a diminuição progressiva dos carrapatos.

A professora e orientadora do projeto, Jucimara Queiroz de Oliveira, ressalta a importância da iniciativa para os estudantes. “Participando do projeto, eles passaram, de fato, a entender que a pesquisa está para além da investigação. Assim, o projeto contribuiu de forma significativa para o aprendizado e crescimento pessoal dos alunos”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

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