Estudantes de Paripiranga (BA) criam projeto para acabar com a evasão escolar no sertão baiano.

Preocupados com a grande quantidade de colegas abandonando os estudos, alunos decidem tornar o ambiente escolar mais atrativo para os jovens.

De acordo com dados apresentados pela Plataforma Juventude, Educação e Trabalho, 39,1% dos estudantes brasileiros com idades entre 14 e 29 anos se afastaram do ambiente escolar pela necessidade de trabalhar para ajudar a família, durante a pandemia. Para minimizar a evasão escolar e tornar o ambiente um lugar mais atrativo para os jovens, estudantes da Escola Municipal Maria Dias Trindade, de Paripiranga (BA), elaboraram o projeto Raízes do meu sertão. A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

A ideia surgiu após observarem o alto índice de evasão escolar de crianças e adolescentes, que abandonam os estudos muito cedo para ajudar os pais na agricultura. Para transformar essa realidade, o grupo entendeu que seria necessário desenvolver estratégias para conter este grande problema. Para isso, os adolescentes realizaram pesquisas com colegas de classe para entender um pouco mais sobre os desafios de conciliar os estudos e o trabalho no campo.

Com isso em mente, criaram o evento “Todo Mundo Dentro”, para instituir uma parceria entre a escola, a comunidade e órgãos públicos. Por meio dessa iniciativa, as instituições de ensino promovem palestras sobre conscientização sobre a importância de dar continuidade aos estudos. Além disso, com o intuito de ajudar os alunos a desenvolverem as suas habilidades, também acontecem oficinas voltadas para o aperfeiçoamento das técnicas de plantio.

Sobre o Criativos da Escola
Criado em 2015, o Criativos da Escola encoraja crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança e fortalecendo seu efetivo direito à participação. Até o momento, o programa já alcançou mais de 6 mil projetos de estudantes, divulgando centenas deles em seu banco de projetos . Além disso, o Criativos representa no Brasil o Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 52 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo.

Sobre o Instituto Alana
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

alana@2pro.com.br

Belisa Barga / Juliana Oliveira / Myrian Vallone
Novembro / 2021

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *