Expedição leva chefs de cozinha ao território de produção do Licuri

proximar os principais nomes da gastronomia à agricultura familiar baiana. Com esse objetivo, o Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (21), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), promove a segunda ‘Expedição Gastronômica: Da roça para a mesa’, desta vez para o território de produção do Licuri, o Piemonte da Diamantina. O cardápio dessa expedição, que teve início neste sábado (19) e segue até esta segunda (21), está recheado de atividades temáticas e atrações culturais com a comunidade quilombola de Várzea Queimada, povoado que recebe nesse período a 10ª Festa do Licuri, no município de Caém.

Entre os convidados estão os chefs Caco Marinho (Doc Casual Dinning) e Leonardo Roncon (apresentador do programa Chef´s em Ação, da Sony), Fabricio Lemos e Lisiane Arouca (Origem), Ricardo Brito (Al Mare), Edinho Engel (Amado) e Dudu Prado (Lafayette). No primeiro dia da Festa do Licuri, os chefs puderem experimentar o licuri armazenado de formas diferentes e participar de oficinas temáticas, além de trocar experiência com produtores de licuri.

Festa Licuri
‘Expedição Gastronômica: Da roça para a mesa’ envolve a comunidade quilombola de Várzea Queimada
(Foto: André Fofano)

Segundo Caco Marinho é um produto de qualidade que deve sair da Bahia para o Brasil e para o mundo. “Com essa experiência a gente descobre que o agricultor familiar possui um papel fundamental na nossa cozinha e não tem sido valorizado da forma que merecem”. De acordo com Leonardo Roncon, esse foi seu primeiro contato com o licuri. “Estou encantado. A minha vinda é tentar mostrar para o Brasil que existe esse produto na Bahia, muito gostoso e versátil”. A Expedição também levará os chefs até a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), com sede no município de Capim Grosso, para conhecer o beneficiamento do licuri e dialogar com os membros da cooperativa sobre produtos e comercialização.

A Coopes foi selecionada no edital de apoio às culturas oleaginosas do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR. No total serão investidos mais de R$ 890 mil para fortalecimento da cadeia produtiva do licuri. Ainda faz parte da programação o momento “Cozinhando Licuri na Roça com os Chefs”, onde será possível degustar as delícias que serão criadas por eles. A iniciativa é executada em parceria com a Aliança dos Cozinheiros Slow Food, uma rede que reúne cozinheiros de todo o mundo que preza pela comida boa, limpa e justa.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *