Exposição apresenta equipamentos e estratégias de segurança

Capacetes, camuflagens, robôs antibomba, equipamentos de resgate e veículos especiais. Essas são algumas das atrações da Expo Segurança Bahia, que foi aberta nesta quinta-feira (25), no terceiro piso do Shopping da Bahia, em Salvador. Iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), a mostra segue aberta até o próximo sábado (27).
“Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica [DPT] e polícias Civil e Militar expõem, para um público grande e variado, tecnologias e recursos utilizados no dia a dia das corporações, principalmente em grandes eventos, a exemplo do Carnaval”, explica o diretor adjunto de Planejamento Integrado da SSP, major Arnaldo Neto. “Temos a chance de mostrar ainda como todas as forças trabalham de forma integrada e complementar”.
Os aparatos despertam a curiosidade de crianças, adultos e idosos que visitam o shopping. Além dos itens, vídeos explicativos e palestras podem ser conferidos. A subtentente Francineide Ribeiro já explicou a centenas de pessoas procedimentos feitos em resgates e como cada equipamento tem importância nas diferentes situações. “O evento é aberto a todos, mas a criançada é quem mais pergunta, mexe e quer conhecer os equipamentos”.
O pequeno Tauã Silva, oito anos, estava acompanhado da mãe e ficou impressionado com o “aparelho usado em casos de afogamento” e “a maca que é usada em resgates subterrâneos”.
Interação
Os estandes das corporações estão espalhados por diferentes locais do terceiro pavimento do shopping. A área destinada ao DPT exibe um microscópio e até insetos que ajudam a determinar há quanto tempo crimes foram cometidos. O perito criminal Torriceli Thé lembra que “geralmente a população não tem conhecimento de tudo que pode ser feito, mas a exposição dá acesso à informação e à interação com setores como o de retrato falado e o de estudo entomológico”.
A assistente social Graci Kelly Carvalho mora em município de Licínio de Almeida, no centro sul da Bahia, e aproveitou a ida ao shopping para fazer registros da exposição. Ela vai mostrar as imagens ao pai, que “curte muito tudo que é relacionado às polícias. Às vezes, as pessoas não conhecem as ações e assim fica mais fácil entender e defender o trabalho de quem zela por nós todos os dias”.
No segundo piso, manequins, manchas de sangue e armas simulam a cena de um homicídio. O público tem a chance de conhecer equipamentos usados pelos peritos, a exemplo de luzes forenses e do luminol, capazes de detectar o que não pode ser visto a olho nu.
No ultimo dia, a exposição será na área externa do shopping, das 9h às 16h, com a apresentação dos veículos utilizados pelas unidades da SSP em operações de combate ao crime, resgate e salvamento. Até lá, a organização espera receber mais de 300 mil visitantes.
Fonte: Secom.ba
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *