Fanfarras de escolas estaduais fazem bonito no desfile do 2 de Julho

Mais de mil estudantes de 18 fanfarras escolares da rede estadual de ensino contagiaram as pessoas que foram às ruas do Centro Histórico de Salvador, neste domingo (2), para assistir aos desfiles em comemoração à Independência da Bahia. A data histórica simboliza a luta e a separação do Brasil do domínio português.
Do bairro da Lapinha à Praça da Sé e, em seguida, até o Campo Grande, os estudantes integrantes das fanfarras se destacaram através de coreografias realizadas em sintonia com os diferentes sons tocados por instrumentos de sopro e percussão. Depois de meses de ensaio e dedicação, com muito ritmo, sincronia e uniformes diferenciados, as bandas de fanfarras foram colorindo as ruas da cidade ao receberem a atenção e aplausos de todos que acompanhavam com atenção.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fez questão de prestigiar os desfiles, ao lado do governador Rui Costa, e ressaltou a importância que a data tem para a história do Brasil. “Esta é uma data histórica, símbolo de luta dos baianos pela liberdade, que antecede o 7 de Setembro, porém com muita luta e resistência. Hoje o povo baiano pode caminhar livremente, como faz todos os anos, fazendo essa verdadeira saudação ao nosso 2 de Julho”, destacou.
Para ele, as fanfarras representam um importante eixo pedagógico das escolas, a partir da valorização da arte e da cultura, incentivando o protagonismo estudantil e contribuindo para a vocação dos jovens para a música e a dança.
Apesar da pouca idade, David Mendes, 13, aluno do 8º ano e integrante da Fanfarra do Colégio Estadual Raphael Serravalle, já é um veterano nos desfiles cívicos. “Participo da fanfarra há três anos e, apesar da experiência, não deixo de ficar com aquele frio na barriga porque é uma grande responsabilidade representar a escola e homenagear a nossa pátria”, afirmou o estudante.
A técnica de enfermagem Rita Lopes Lima, 55 anos, acompanhava atentamente os desfiles nas ruas do centro de Salvador. Para ela, as fanfarras representam a mais importante tradição do desfile do 2 de Julho. “Todos os anos eu faço questão de vir e acompanho com muito orgulho as apresentações dos alunos. É bom perceber que esta tradição vem se mantendo nas escolas”, disse.
Além do Serravalle, também participaram as fanfarras do colégios Ruben Dario, Carneiro Ribeiro Filho, Duque de Caxias, Márcia Meccia, Raul Sá, Professor Roberto Santos, Professor Rômulo Almeida, João Caribé, Kleber Pacheco, Américo Simas, Visconde De Mauá, Helena Matheus, Reitor Miguel Calmon, Ypiranga, Polivalente San Diego e Deputado Manoel Novaes, além do CEEP Luiz Navarro de Brito.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *