Fé e devoção: católicos celebram Santo Antônio

Padroeiro dos Pobres, o casamenteiro. Entre os católicos, Santo Antônio é um dos mais populares. A fé e a devoção ao santo levaram milhares de devotos à Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, neste domingo, 12, quando foi realizada a tradicional festa dos romeiros. O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou da celebração, às 11h.
Com a igreja lotada de devotos que vieram de municípios da região e de católicos que residem na cidade, o andor de Santo Antônio, após percorrer ruas e avenidas na procissão motorizada, chegou sob os aplausos dos fiéis.
Logo depois foi iniciada a tradicional Missa dos Romeiros – uma das quatro celebrações do dia – presidida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana, dom Zanone Demettino. Além do pároco frei Mário Sérgio, o diácono João e outros frades também participaram do ato litúrgico.
“Que bonito e importante esse trezenário, que tem como tema ‘A Igreja da Misericórdia’. Vamos seguir os passos de Jesus, Ele que foi o caminho, a verdade e a vida.  E assim fez Santo Antônio, que passou a vida fazendo o bem”, aconselhou dom Zanone em sua homilia. “Essa quantidade de pessoas reunidas é a mais pura expressão de fé e devoção”.
A Trezena de Santo Antônio começou no último dia 31 de maio e termina nesta segunda-feira, 13, com uma missa festiva às 20h. O santo português também é evocado por pessoas que queiram encontrar objetos desaparecidos. Santo Antônio tornou-se popular no Brasil graças à colonização dos portugueses.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *