Funcionários começam a se capacitar contra o racismo

As formas de enfrentamento ao racismo nas instituições públicas da Prefeitura de Feira de Santana começaram a ser repassadas para os funcionários públicos na manhã desta quinta-feira, 18. A iniciativa teve o ponta pé com os funcionários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Aviário.

A palestra, oferecida pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, foi ministrada pelo professor e historiador Jean Barbosa.

“Após a abolição da escravidão o racismo se mascarou. Ele está presente no nosso cotidiano e nós precisamos combater. E a palestra fala disso, das formas de combate, principalmente em órgãos públicos”, destacou o professor.

Participaram da capacitação cerca de 15 funcionários. Outros encontros serão realizados em diversos setores da Prefeitura. “Precisamos passar algumas informações sobre racismo e intolerância. As secretárias de saúde, educação e cultura serão os próximos lugares”, afirmou a presidente do conselho, Lourdes Santana.

“Precisamos preparar nossos servidores para o enfrentamento ao racismo ou qualquer forma de preconceito. Vivemos em uma sociedade preconceituosa e precisamos dar o exemplo”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira.

Os participantes da palestra irão receber certificado com carga horária de 10h, reconhecido pelo MEC. A intenção é atingir em torno de 70% dos funcionários, além também de diretores e secretários municipais.

 

Fonte: Prefeitura Municipal e Feira de Santana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *