Fundação transforma vida de dependentes químicos

Criada há 25 anos, a Fundação Dr. Jesus, localizada no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem transformado a vida de milhares de pessoas em situação de risco social. A instituição atende e acolhe dependentes químicos, garantindo moradia, alimentação de qualidade e suporte, por meio de uma equipe multidisciplinar composta de psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e pedagogos.

“A fundação recebe o dependente químico que tem interesse de se tratar. Eles entram quando querem, mas podem ir embora se não quiserem ficar. Os acolhidos passam a ter todo o acompanhamento psicossocial e são inseridos em diversas atividades de esporte e capacitação profissional. Cuidamos para que no tratamento a espiritualidade esteja sempre sendo trabalhada. Fazemos cultos e inserimos em religiões”, explica a coordenadora geral da Fundação, Conceição Pinto.

A instituição, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), atende atualmente 1.118 pessoas, entre homens e mulheres, explorando a capacidade de aprendizado de cada um com cursos de panificação, cabeleireiro, almoxarife e edificação. Douglas Franco foi resgatado do fundo do poço e acolhido pela fundação há oito anos. Ele superou o vício de drogas e passou a ter profissão ao fazer o curso de forno e fogão.

Franco diz que chegou à instituição “destruído”, após ter passado pela cracolândia, em São Paulo. “Não tinha mais esperanças de mudar, mas fui acolhido quando menos esperava. Hoje estou limpo e, como parte do meu tratamento, atuo como chefe de cozinha, o que para mim é muito bom. Me sinto útil e valorizado”.

Com área extensa, a Fundação Dr. Jesus conta ainda com alojamentos, cozinha, despensa, salas para cursos de música, serralheria e marcenaria, sem contar com o espaço de lazer como quadras poliesportivas, piscina e salão de jogos. “A gente aprende aqui 24 horas por dia. A combinação curso, trabalho, alimentação e lazer tem nos ajudado a corrigir alguns erros do passado. Hoje aprendi a cortar cabelo e passei a ensinar aos novatos”, afirma Fabrício Santana, responsável pela barbearia do local.

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *