Governo apoia realização do Fórum Social Mundial em Salvador

Entre os próximos dias 13 e 17 de março, será realizado em Salvador, pela primeira vez, o Fórum Social Mundial (FSM), que em 2018 chega a sua 13º edição. Marchas, assembleias e fazem parte da programação apoiada pelo Governo do Estado. A Casa Civil é a responsável pela articulação do apoio estadual ao evento, junto com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Para discutir detalhes do evento e ajustar demandas, uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (7), na Governadoria, com a presença do governador Rui Costa e gestores estaduais.

“Como um Governo progressista e democrático, nós estamos apoiando e trabalhando ativamente para realização do FMS em Salvador. Por compreender a importância do evento, que mobiliza a sociedade civil organizada para a reflexão sobre causas humanitárias e de interesse público, o Governo da Bahia está cooperando na articulação e logística do evento, inclusive em ações de segurança e saúde”, afirmou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.

O Governo do Estado cederá espaços, equipamentos, alojamentos, alimentação, além de apoiar o evento com articulações com outras instituições, realizar o receptivo dos participantes no aeroporto e na rodoviária e fazer a transmissão ao vivo pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), através da TVE e da Rádio Educadora. São esperadas 80 mil pessoas, sendo 10 mil de fora do Brasil, vindas de 120 países, inclusive autoridades e lideranças internacionais.

A estrutura do Governo do Estado para o evento envolve as secretarias de Cultura (Secult), Educação (SEC), Saúde, (Sesab) Desenvolvimento Rural (SDR), Agricultura (Seagri), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Turismo (Setur), Política para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ciências e Tecnologia (Secti), além da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

As Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e a Coordenação de Gestão de Segurança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estão construindo juntas o Plano de Segurança do evento. As atividades serão realizadas, principalmente, no Campus de Ondina da UFBA, mas acontecerão também em espaços geridos pelo Governo do Estado, como o Estádio de Pituaçu, Parque de Exposições, Parque São Bartolomeu, Concha Acústica, Biblioteca Central, Sala Walter da Silveira, palacete das Artes, Pelourinho, os centros Culturais de Alagados e Plataforma, Casa da Música, SDR, IART e Uneb.

As inscrições para o FSM 2018 podem ser feitas pelo site www.fsm2018.org. Com o tema “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”, o evento abordará 19 eixos temáticos, sendo eles Ancestralidade, Terra e Territorialidade; Comunicação, Tecnologias e Mídias Livres; Culturas de Resistências; Democracias; Democratização da Economia; Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental; Direito à Cidade; Direitos Humanos; Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos; Feminismos e Luta das Mulheres; Futuro do FSM; LGBTQI+ e Diversidade de Gênero; Lutas Anticoloniais; Migrações; Mundo do Trabalho; Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia; Paz e Solidariedade; Povos Indígenas; e Vidas Negras Importam.

Fonte: Secom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *