Governo do Estado apoia catadores no Carnaval de Salvador

Pelo 13º ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza a Operação Carolina de Jesus no Carnaval de Salvador. A ação, que terá seu início marcado com um bloquinho, com saída do Farol da Barra, nesta quarta-feira (27), às 18h, vai beneficiar 1.300 catadores de resíduos sólidos que atuam nos circuitos da festa.

Com um investimento de aproximadamente R$ 720 mil, os trabalhadores serão contemplados com fardamento completo, equipamentos de proteção individual, água e refeições. Além disso, poderão comercializar o material coletado, sem a necessidade de atravessadores, nas cinco centrais de apoio que serão montadas em pontos estratégicos da folia: Politeama, Ladeira da Montanha, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina.

“É uma iniciativa consolidada, que fortalece a atividade da coleta seletiva, garante melhores condições de trabalho e contribui para a ampliação da renda dos catadores”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães.

O projeto tem a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Nas quatro últimas edições, contou com recursos na ordem de R$ 3,5 milhões, beneficiando cerca de 160 cooperativas e 4.500 catadores (as) de materiais recicláveis. A ação homenageia Carolina de Jesus, uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, que viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a família como catadora de papéis.

Fonte: Ascom/Setre

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *