Governo e Pracatum qualificam jovens em música e tecnologia

A aptidão para a música é transformada em conhecimento no bairro do Candeal, em Salvador. Nesta quarta-feira (15), a Escola Pracatum iniciou novos cursos de qualificação profissional nas áreas da música e tecnologia. A aula inaugural foi realizada no Candyall Gueto Square e contou com a participação de alunos e ex-alunos do projeto. A capacitação permite que 240 jovens, com idade entre 16 e 29 anos, se preparem para o mercado de trabalho na música.

Os cursos são financiados pelo Governo do Estado, por meio do edital do Fundo de Promoção do Trabalho Decente. A iniciativa combate o tempo ocioso na juventude e direciona aptidões para oportunidades. “O Governo tem investido nos talentos da juventude. Além do Primeiro Emprego, do Mais Futuro, a gente ajuda a desenvolver uma ação importante, financiando talentos. O projeto trata a música, que já faz parte da alma do baiano, como algo que agrega valor, motiva e serve como uma oportunidade de crescimento. Não dá para ficar tratando o jovem como um problema, nós temos que, cada vez mais, abrir os horizontes dos jovens”, afirma a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.

Fundada pelo artista baiano Carlinhos Brown, a Pracatum oferece 240 horas de ensinamentos divididas em cinco meses de curso. Os participantes foram escolhidos por meio de seleção no início deste mês. Conhecimentos em gravação digital, audiovisual, design, sonorização, gestão de mídias sociais e percussão serão transmitidos na sede do projeto, de segunda a quinta-feira, nos dois turnos. “Estes jovens são talentosos, mas não possuem o conhecimento técnico para se tornar um músico profissional ou trabalhar de maneira profissional nos bastidores da música. Aqui damos ensinamentos para que eles se transformem a ponto de ingressarem no mercado profissional”, explica o diretor da Escola de Música da Pracatum, Gerson Silva.

Aos 28 anos, Henrique Pimenta abraçou a oportunidade. Morador de Camaçari, vê no curso um caminho para aprender e retransmitir o conhecimento. “Nunca tive uma formação técnica em percussão. Aprendi o que sei por conta própria. Entrar na Pracatum é a realização de um sonho para mim. Desde pequeno que dizia que seria percussionista. Dou aulas em Camaçari e o que aprender aqui vou levar para meus alunos”, destaca Pimenta.

Fonte: Secom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *