Governo leva 150 atrações para o folião pipoca na capital e no interior

Em 2019, não faltam atrações para o folião que vai curtir o Carnaval Pipoca da Bahia. São apresentações dos mais renomados artistas, na capital e interior, durante os cinco dias de festa. Na tarde desta terça-feira (26), a Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Bahiatursa) apresentou toda a programação, em evento realizado no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho, com a presença de cantores e autoridades.

“Somente em Salvador, são mais de 50 trios desfilando nos tradicionais circuitos. Na quinta-feira (28), o Carnaval será aberto, no Campo Grande, com Léo Santana e Psirico, e na Barra, com Bell Marques e Solange Almeida. Será possível ver a diversidade de atrações e ritmos para turistas e baianos”, destacou o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

No interior, mais de 30 cidades possuem programação promovida pelo Governo do Estado. “São cidades da Chapada Diamantina, Extremo Sul e Região Metropolitana de Salvador, que ostentam grande potencial turístico. Dessa forma, é feita a junção da folia com o turismo”, acrescentou Medrado. No Pelourinho, serão mais de mais de 50 trios e 100 artistas nos palcos e praças, além de bailes infantis.

Atrações

Artistas como Daniela Mercury, Luiz Caldas, Bell Marques e Gerônimo participaram da entrevista coletiva desta terça (26) e fazem parte do rol de atrações do Carnaval Pipoca promovido pelo Governo do Estado. “O Carnaval da Bahia é importantíssimo, inclusive para a cultura, economia e turismo. Então, é normal que o governo participe e essa participação a cada ano aumenta mais. São artistas daqui, que mantêm a nossa cultura viva”, lembrou Daniela.

Gerônimo comentou que “o Carnaval, além de ser uma festa maravilhosa, é também um balcão onde há bons encontros. Ninguém perde. Todos ganham no fato de promover a diversão das pessoas”. Já para Luiz Caldas, que arrasta o folião pipoca há muitos anos, “essa diversidade cultural presente na Bahia tem que ser cuidada da melhor maneira possível e o Governo do Estado tem feito isso”.

Ouro Negro

Em 2019, o Carnaval Ouro Negro completa 12 edições. Realizado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e de Igualdade Racial (Sepromi), ele oferece subsídios para o apoio de blocos de matrizes africanas, como o Ilê Aiyê e o Afoxé Filhos de Ghandy.

“O Carnaval Ouro Negro é uma política pública que hoje já se transformou em lei, por conta do Estatuto da Igualdade Racial e que ampara e apoia os blocos de matriz africana, como os de reggae, samba, afoxés e afro”, explicou a titular da Secult, Arany Santana.

O Ilê leva para a Avenida uma retrospectiva dos 44 anos. O presidente do bloco, Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô, ressaltou que “o apoio do governo, com o Ouro Negro, é muito importante, não somente para o Mais Belo dos Belos, mas para entidades menores se manterem no Carnaval da Bahia”.

O mundo se une aqui

Com o tema ‘Carnaval da Bahia. O mundo se une aqui’, a folia recebe um investimento de R$ 90 milhões, em todas as frentes de atuação do governo estadual. Além de cultura, os recursos vão para segmentos como segurança, saúde, igualdade racial e de gênero, direitos humanos e trabalho. Toda a programação voltada para o folião pipoca poderá ser conferida a partir desta quarta-feira (27), no site do Carnaval da Bahia.

Repórter: Renata Preza

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Áudio:

Confira o áudio desta notícia
Vídeo:

Confira o vídeo desta notícia
Confira a galeria de fotos desta notícia:

Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019
Coletiva Carnaval 2019

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *