Guarda Municipal recebe novos equipamentos e investimentos.

Ato realizado na manhã desta sexta-feira no Paço Municipal.

Foto: Jorge Magalhães

A Prefeitura de Feira de Santana realizou, na manhã desta sexta-feira (15), uma cerimônia de entrega de novos equipamentos para a Guarda Municipal. O evento foi conduzido pelo prefeito Colbert Martins Filho e contou com a presença do secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, e outros secretários municipais.

Os novos equipamentos incluem 08 câmeras corporais, 30 câmeras de videomonitoramento modelo Q6000, além de armamentos doados pela Prefeitura de São Paulo. Durante o ato também foram apresentados outros itens adquiridos pela corporação na atual gestão, como novas viaturas e drones. 

O prefeito Colbert Filho destacou que os investimentos na Guarda Municipal são uma prioridade da gestão municipal. “Estamos trabalhando para fortalecer a segurança pública de Feira de Santana e, para isso, estamos investindo em equipamentos e na capacitação dos agentes”, disse.

O gestor municipal também destacou a valorização profissional. “É crucial que estabeleçamos critérios baseados no mérito para o crescimento profissional de nossos servidores, conforme a prática comum em todo serviço público. A Câmara Municipal aprovou recentemente a devolução da Lei 01/94, e vamos modificá-la para atender às necessidades da Guarda Municipal de forma correta, segura e ágil”, pontuou.

Foto: Jorge Magalhães

O prefeito lembrou ainda que 52 novos agentes estão sendo integrados a corporação após o curso de formação. E observou que o efetivo será ampliado ainda mais. “No último concurso, formamos 52 novos agentes, e pretendemos ampliar essas contratações. Recebemos autorização da Câmara na semana passada para um concurso que contemplará 500 cargos na administração em 2024, e certamente alguns serão destinados à Guarda Municipal, contribuindo para o preenchimento de vagas de servidores que estão se aposentando”. Nos últimos cinco anos, o efetivo passou de 80 homens e mulheres para 220. 

O secretário de Prevenção à Violência (Seprev), Moacir Lima dos Santos, destacou a importância dessas câmeras para operações e segurança. “São câmeras corporais que filmam toda a ação, trazendo transparência e esclarecimento em momentos de dúvida. Estamos em um estágio experimental, mas avançaremos na utilização dessas tecnologias para fortalecer a segurança municipal.”

Moacir ressaltou que o município investiu R$ 2 milhões na aquisição de equipamentos tecnológicos destinados à segurança pública, incluindo as câmeras Q6000, capazes de captar imagens em 360º. Essas câmeras estão sendo instaladas em pontos estratégicos com maior incidência de crimes. A Seprev busca a colaboração de outros setores da segurança pública para otimizar o uso desses equipamentos.

* FONTE: Portal de Notícias da Prefeitura Municipal de Feira de Santana – Bahia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *