Guardas municipais já portam armas de choque elétrico.

Guardas municipais de Feira de Santana já portam armas de choque elétrico. A quantidade deste novo equipamento preventivo chega a 40. Em novembro, prepostos da instituição passaram por treinamento com 20 horas de duração.

O GM Gerson Teixeira dos Santos diz que o equipamento além de moderno é seguro e fácil de ser manuseado. “Temos uma arma não letal e que tem capacidade para imobilizar uma pessoa com segurança, sem perigos de acidentes”.

A pistola, de fabricação nacional, tem trava de segurança e a descarga de energia elétrica é de 40% das concorrentes – que diminui a margem de acidentes – e acontece por apenas cinco segundos – com possibilidade de ser interrompida.

A mira laser garante a eficiência quando da sua aplicação. Quando disparada, dois dardos atingem a pessoa a até oito metros de distância e continuam ligados à pistola por fios metálicos.

“A pessoa perde o controle da musculatura e cai”, explica o secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes. “Depois ela é imobilizada”. Ele salienta que a pistola é o último grau da não letalidade, seguindo o uso progressivo da força.

O secretário diz que a arma de choque é muito segura, mas apenas será usada em situações onde a negociação não mais surte efeito.

Na memória da pistola ficam guardados os últimos mil disparos, com informações sobre datas, horários em que o gatilho foi acionado, número de disparos seguidos e quanto segundos permaneceu disparando.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *