Hemoba é premiada pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), recebeu nesta sexta-feira (17), em cerimônia realizada pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), em São Paulo, o Prêmio Dr. José Roberto Feresin Moraes de Cooperação ao Redome. A honraria representa o reconhecimento pelo trabalho que a instituição tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, buscando aumentar o cadastramento de doares voluntários.

A premiação encerrou as atividades do 9º Encontro do Registro de Doadores de Medula Óssea e Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical, que aconteceu durante esta semana, no Rio de Janeiro. O evento foi voltado para a rede de hemocentros, laboratórios, bancos de cordão públicos, centros de transplante e ONGs, envolvidos no trabalho realizado para que aconteça o transplante de medula óssea não aparentado, desde o cadastro no registro até a realização do procedimento no paciente.

Os dados registrados pela Hemoba apontam um crescimento significativo do número de possíveis doadores cadastrados, que ultrapassou 30%, somente no último ano. Além do aumento de cadastramento – mais de 27 mil em 2015 -, a Hemoba também recebeu o prêmio porque respondeu, no prazo médio de nove dias, a todos os 44 pedidos recebidos para coletar amostras destinadas à segunda fase de testes, quando prováveis candidatos à doação de medula são compatíveis com algum paciente na lista de espera.

O diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques, recebeu o prêmio ao lado da coordenadora do setor de Captação de Doadores, Iara Matos. Na ocasião, o diretor expressou satisfação pelo prêmio, que mostra “todo o compromisso da instituição, funcionários e parceiros com a vida. Representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos, em todas as 27 unidades da Hemoba, além das campanhas externas”.

O Brasil já soma quatro milhões de interessados em doar medula óssea, e a Bahia tem contribuído para esse acréscimo de forma considerável. Durante o ano de 2014, um total de 20.833 pessoas se cadastrou no Redome. Em 2015, foram 27.140 cadastros registrados, sendo que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 20 mil por ano para o estado.

Fonte: Ascom/ Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *