Hospital da Mulher já realizou mais de 112 mil partos em 25 anos de existência

O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, está prestes a completar 25 anos de fundação. Desde a sua criação, a unidade se consolidou como a principal referência em obstetrícia em Feira de Santana e região. Fundado em 30 de janeiro de 1992, o hospital já realizou 112.727 partos, atendendo pacientes do município e cidades pactuadas.
Desde 2013, o número de partos manteve sempre um ritmo de ascensão, partindo, respectivamente, de 4.892 partos realizados naquele ano, para o número recorde atingido em 2016, com 6.939 partos realizados. O aumento considerável desta cifra é reflexo das melhorias implementadas no Hospital da Mulher ao longo dos anos, podendo, a partir destas, atender cada vez mais gestantes.
Foram novos serviços implantados como a classificação de risco, novos equipamentos trazidos para a unidade, aumento no número de leitos – num total de 120 leitos, 15 são para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) divididos em 8 para neonatal e 7 para berçários de médio risco.
Os métodos Mãe Canguru – um tipo de assistência neonatal que estimula o desenvolvimento e ajuda na recuperação de bebês de baixo peso e prematuros, mantendo ambos na unidade até estejam aptos a receberem alta – e o Casa de Puérpera – local reservado para acolhimento das mães que tem filhos na UTI – são alguns dos procedimentos que conferem à Unidade o título de referência.
Além disso, o Hospital possui amplo laboratório de atendimento, onde já foram realizados 324.009 exames. Dentre eles, bioquímico, hematologia, hormônios, microbiológico, imunologia, além do exame de anemia falciforme, atendendo não só pacientes internados na própria Unidade, como também de toda Rede Municipal (Policlínicas, PSF, USF), auxiliando o Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme
A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, afirma que estes números e serviços prestados representam a importância do Hospital da Mulher. “É uma referência em maternidade. São vários serviços obstétricos, e muitos mais, que auxiliam a população de Feira de Santana e região”, afirma.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *