Idosos recebem serviços das Voluntárias Sociais como presente de Natal

Um sorriso mais saudável, uma visão mais clara, com direito a óculos gratuitos, e documentos que garantem o exercício da cidadania. Estes foram os presentes proporcionados pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) para 450 idosos que já vivenciaram o Natal por mais de 60 vezes, nem sempre com fartura e em clima de confraternização. A ação foi idealizada pela primeira-dama do Estado e presidente da instituição, Aline Peixoto, com a presença do governador Rui Costa, no Palácio de Ondina, em Salvador, onde estão montados, neste domingo (18), o Odontomóvel, uma unidade móvel do Instituto Pedro Melo, para obtenção de RG, além de um consultório oftalmológico itinerante, do programa Saúde sem Fronteiras.

idosos
A exemplo do que fizeram com as crianças, no sábado (17), Aline Peixoto e Rui Costa interagiram…
 
(Fotos: Amanda Oliveira e Pedro Moraes/GOVBA)

Dona Juraci Floripes Garcia, 84 anos, mora na Avenida Suburbana e frequenta o Lar Fabiana de Cristo, um dos 13 que participam da festa. Ela foi atendida primeiro no consultório oftalmológico. “Eu fiz uma cirurgia de catarata há oito meses e agora aproveitei para fazer uma revisão. Está tudo bem, nem de óculos eu precisei”. Ela também utilizou os serviços do Odontomóvel. “Eu não ia a um dentista tinha mais de seis anos. Este foi um presente de verdade que eu ganhei”.

idosos
…o tempo todo com os 450 idosos. Carinho e atenção eram as palavras de ordem no Palácio de Ondina.

Aline Peixoto afirmou que o verdadeiro sentido do Natal é a solidariedade. “Neste período é fundamental exercitar o olhar para o próximo e todas as suas necessidades. O olhar para o outro deve ser repleto de atenção e cuidado”. Para Rui, “essa é uma confraternização em família, o que garante um grande momento de integração. Mais uma iniciativa das Voluntárias em parceria com diversas empresas que, juntas, levaram mais dignidade e alegria para centenas de pessoas. Ações como essa precisam ser valorizadas e multiplicadas. Eu acredito que uma sociedade melhor se constrói com a participação de todos”.

idosos
Os idosos de instituições assistidas pelas VSBA receberam atendimento oftalmológico…

O coordenador do Grupo Renascer, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Ubirajara José da Silva, levou 40 pessoas ao Palácio de Ondina, todos atendidos pela instituição. “Tudo o que as Voluntárias Sociais proporcionam para essas pessoas é muito bom. Muitos destes idosos vivem em um vazio muito grande. Os filhos casam, se mudam e eles ficam na solidão. Por isso, estes grupos de convivência são importantes. E, por meio do trabalho das Voluntárias, os serviços chegam a esses idosos e eles podem socializar, ser atendidos. É uma alegria muito grande para eles”.

idosos
… odontológico, no caminhão do Odontomóvel, e de fisioterapia, com massagens de relaxamento.

Dona Angelina Silva, 70, frequenta o Grupo Renascer há três anos. “Participar deste grupo mudou minha vida, foi um renascimento. E aqui, neste evento, a gente participa da festa. Já fui atendida para exame de vista e vou receber meus óculos no próximo dia 30. Vou começar 2017 enxergando melhor.

idosos
A dança também estava na programação, e eles aproveitaram a oportunidade de mexer o corpo.

Uma das atrações foi o músico Luiz Caldas. “Para mim, é uma maravilha. Essas pessoas curtindo mostram a longevidade da minha música. Eu estou mais do que honrado pelo convite de Aline para estar aqui. A pessoa que tem alegria acompanhando a vida tem mais tranquilidade, é uma troca. Esses velhinhos estão aí para provar que alegria é tudo. Eu acho que aproximar as pessoas é uma atitude muito bonita das Voluntárias Sociais. A Aline trazendo as pessoas para a casa dela mostra que ela tem um coração maravilhoso”.

idosos
Luiz Caldas: “Aproximar as pessoas é uma atitude muito bonita das Voluntárias Sociais”.

As ações são realizadas em parceria com as empresas e instituições Pau Viola, Agogô, Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Xarmonix, Delta, Nutrical, Leite Sol, Gelo Ferreira, Abentro, Maison Beleza, Sandra Alencar, Canaã, Mignon, Perini, Fundação Regina Cunha, DayHORC e Delta Toldos, a Fundação Regina Cunha e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *