Itaú Mulher Empreendedora promove capacitação gratuita para empreendedoras negras da Bahia.

Sem limite de vagas, as trilhas de conteúdo promovem o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.

O Itaú Mulher Empreendedora (IME) e a influenciadora e empresária baiana Flávia Paixão convidam mulheres negras do Norte e Nordeste, que estão iniciando suas jornadas empreendedoras ou já possuem negócios, a participarem do curso “Sua Paixão, Seu Negócio”. Essa iniciativa oferece trilhas de conteúdo gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, com o objetivo de capacitar e empoderar mulheres empreendedoras, ampliando seus conhecimentos e habilidades socioemocionais. O curso não possui prazo para conclusão e não possui limite de vagas.

O curso, ministrado pela especialista em Gestão de Negócios e Marketing Digital Flávia Paixão, CEO da Empreender com Paixão, oferece atividades voltadas para a gestão de negócios, permitindo que os participantes desenvolvam habilidades necessárias para alcançar uma melhor qualidade de vida e excelência profissional. A parceria do IME com Flávia Paixão, influenciadora, mulher negra, nascida na Bahia, foi iniciada em 2022 com o objetivo de estimular o acesso de mulheres negras do Norte e Nordeste ao programa, regiões onde há um alto número de empreendedoras, porém, mais da metade dessas mulheres não possui CNPJ.

De acordo com os dados do Sebrae do terceiro trimestre de 2022, o Nordeste conta com 2,48 milhões de mulheres empreendedoras, o que corresponde a 34,56% de empreendedoras local, sendo que deste montante, 33,44% são empreendedoras negras – e desse grupo, 32,92 % não possui CNPJ. Na região Norte, há 874,11 mil mulheres empreendendo, o que corresponde a 30,31% do total, e dentre elas, 667,74 mil são empreendedoras negras, o que equivale a 29,22%. Dessas empreendedoras negras, 559,39 mil, ou 28,11%, não possuem CNPJ.

Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, destaca a importância do projeto: “Sabemos que as mulheres, especialmente mulheres negras, enfrentam desafios únicos no mundo dos negócios, e estamos comprometidos em apoiá-las em sua jornada empreendedora. Oferecer essas trilhas de conteúdo gratuitas é uma maneira tangível de contribuir para a promoção do empreendedorismo feminino negro, impactando positivamente suas vidas e promovendo a igualdade de oportunidades educacionais para todas”, comenta a executiva.

Flávia Paixão destaca que essa iniciativa desempenha um papel fundamental para as empreendedoras participantes. “A jornada empreendedora é desafiadora e está em constante evolução. Ter acesso a recursos seguros e relevantes auxilia no desenvolvimento de habilidades essenciais, aprofundamento da compreensão de áreas específicas de negócios e manter-se atualizado com as tendências de mercado. Além disso, essas trilhas de conteúdo também promovem conexão entre as empreendedoras que enfrentam desafios semelhantes. Isso cria um ambiente encorajador onde podemos construir redes de relacionamento, encontrar mentores e obter insights valiosos”, fala a especialista em Gestão de Negócios e Marketing Digital.

Desafios e Potencial

Um levantamento realizado por Flávia Paixão em conjunto com o programa Itaú Mulher Empreendedora entrevistou 636 participantes da “Sua Paixão, Seu Negócio”, sendo 65,9% já empreendendo, 26,3% iniciando seu negócio e 7,9% desejando iniciar seu empreendimento. Entre as que já empreendem, apenas 16,4% estão no negócio há mais de 10 anos – 20,8% são empreendedoras há mais de cinco anos, 21,2% há mais de dois anos, 15,1% há mais de um ano e 26,6% há menos de um ano.

Elas indicaram suas principais dificuldades: 29,7% relataram desafios na gestão de Marketing Digital, 30,2% dificuldades com a gestão financeira e 18,4% enfrentam dificuldades com vendas. Outros 21% mencionaram desafios na gestão de loja virtual, gestão de equipe e prospecção de clientes. Além disso, 69,7% das participantes não possuem site para seus negócios, apesar de mais da metade delas já estarem atuando no mercado há algum tempo.

Outro dado relevante é que 48,9% das empreendedoras já haviam procurado ajuda para seus negócios antes de iniciar a capacitação do IME, enquanto 47,8% nunca tinham buscado auxílio, e apenas 3,3% procuraram ajuda, mas não ficaram satisfeitas com o suporte recebido.

“Esses dados são reveladores e destacam a necessidade fundamental de fornecer apoio adequado para que essas mulheres possam alcançar independência por meio de seus negócios. É evidente que elas buscam orientações de profissionais experientes no setor, a fim de consolidar seus negócios e conquistar espaço no mercado. Ao investir nessas mulheres estamos investindo no futuro e no progresso social. Empoderá-las significa desbloquear um potencial inexplorado, criando impacto positivo não apenas nos negócios, mas em toda a sociedade,” finaliza Luciana Nicola.

Diversidade de Trilhas de Conteúdo

A Capacitação “Sua Paixão, Seu Negócio” oferece uma ampla e diversificada seleção de conteúdos, cuidadosamente pela Flávia Paixão em parceria com o Itaú Mulher Empreendedora. Alguns dos temas abordados incluem:

  • Trilha 1 – Autoconhecimento: Um módulo para olhar para dentro
  • Trilha 2 – Marketing e Marketing Digital: O que é e como usar?
  • Trilha 3 – Gestão de Negócios com indicadores: Primeiros passos e estratégia
  • Trilha 4 – Finanças: Gestão, Organização, Precificação e Crédito

Acesso à Trilha de Conteúdos
 

Para fazer parte desta jornada de crescimento e desenvolvimento profissional, basta acessar a plataforma gratuita no site do Itaú Mulher Empreendedora

Não perca a oportunidade de participar desta jornada para impulsionar seu negócio e alcançar novos horizontes no universo empreendedor!

* FONTE: Comunicação Corporativa – Itaú Unibanco

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *