Jogos Rio 2016 serão realizados com total atenção à saúde, diz ministro do Esporte

Evento acontecerá durante o inverno brasileiro, quando há historicamente “baixa incidência de chuvas e de mosquitos”

O ministro do Esporte, George Hilton, lamentou nesta quinta-feira (4) a publicação de notícias que cogitam o cancelamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 por conta da epidemia do vírus zika. Em nota, o ministro refutou essa possibilidade e lembrou que o evento será realizado durante o inverno brasileiro, quando há historicamente “baixa incidência de chuvas e de mosquitos”.

Hilton também destacou, no comunicado, que a Organização Mundial da Saúde (OMS), autoridade internacional competente para pronunciar-se sobre o assunto, “não fez, em nenhum momento, qualquer recomendação para que se evitem viagens por causa do zika”. O ministro garantiu ainda que o evento será realizado com total atenção à saúde de todos os participantes.

Leia a íntegra da nota:

O governo brasileiro lamenta a publicação de matérias e opiniões na imprensa que cogitam a possibilidade de cancelamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 por causa da epidemia do vírus Zika. Essa possibilidade não está em discussão. O governo brasileiro está integralmente empenhado em garantir que os Jogos Rio 2016 transcorram com segurança e tranquilidade.

O vírus Zika é um problema mundial. O Brasil está fazendo a sua parte e tem mobilizado intenso esforço internacional na luta contra a doença. As ações coordenadas dos governos federal, estadual e municipal de combate ao vírus Zika e as medidas tomadas pelo Comitê Rio 2016, combinadas à mobilização nacional contra o mosquito, assegurarão o eficaz combate aos criadouros do Aedes aegypti, transmissor do vírus.

Além disso, o período de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, durante o inverno brasileiro, é, historicamente, de baixa incidência de chuvas e de mosquitos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que é a autoridade internacional competente para pronunciar-se sobre qualquer questão relacionada à saúde, não fez, em nenhum momento, qualquer recomendação para que se evitem viagens por causa do Zika. Pelo contrário, a OMS tem sido explícita em afirmar que não deve haver nenhuma medida restritiva de viagens ou de comércio por conta do vírus Zika.

Da mesma maneira, a Organização Mundial de Turismo (OMT) também afirmou, no dia 1º de fevereiro, que, em consonância com a determinação da OMS, não deve haver qualquer restrição de viagens para as áreas afetadas pelo vírus.

Os Jogos Rio 2016 serão realizados com total atenção à saúde de todos os participantes da maior festa do esporte mundial.

George Hilton – Ministro do Esporte

 Fonte: Portal Brasil

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *