Jovens que perderam alistamento devem regularizar situação na Junta Militar

Quem não se alistar estará sujeito a multa e ficará impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público e se matricular em instituições de ensino

O prazo para alistamento militar obrigatório terminou nessa sexta-feira (30). Quem não se apresentou fica em débito com o Serviço Militar na situação de refratário.

Além disso, o jovem que não se alistar estará sujeito a multa, no valor de R$ 4,03, que aumenta por dia de atraso. Para regularizar a situação, é preciso comparecer a uma Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da sua residência para em seguida marcar uma nova data para seleção.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.

Todo cidadão brasileiro do sexo masculino deve se alistar ao completar 18 anos. O brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção deve iniciar o processo de alistamento em um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.

 Militar em tempo de paz.

Quem não se alistar estará sujeito a multa e ficará impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público e se matricular em instituições de ensino

Fonte: Portal Brasil, com informações do Exército

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *