Juventude dialoga com Poder Público na Costa do Descobrimento

Com o microfone na mão e diante de uma plateia de mais de 350 jovens, a estudante universitária Mirna de Oliveira, 20 anos, questionou – “quem contou pra gente essa história de que política é chato e não é coisa para a juventude? Isso está na cabeça de cada um desses meninos aqui e esteve na minha por muito tempo. Finalmente, temos um espaço para falar com pessoas importantes, responsáveis por agir na política pública”. A jovem foi uma das participantes do projeto ‘Diálogos com a Juventude’, uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), que aconteceu em Porto Seguro, município do extremo sul.

O evento é uma das atividades da Caravana da Justiça Social, que oferece até a próxima semana, na sede e nos distritos de Trancoso e Arraial d’Ajuda do município integrante do Território de Identidade Costa do Descobrimento, diversos serviços sociais à população. O secretário Geraldo Reis (SJDHDS) esteve encontro na quinta (18) e nesta sexta continua acompanhando algumas ações.

O ‘Diálogos com a Juventude’ promoveu uma reflexão entre os jovens sobre seu papel social e político, necessidades, protagonismo, violência, questão de gênero, entre outros temas. Um dos objetivos do projeto, criado pela Coordenação de Políticas para a Juventude da SJDHDS, é aproximar o poder público da comunidade e contribuir para a formação de cidadãos críticos e protagonistas das suas histórias.

“Esse é um espaço de continuidade do processo das conferências, para que a juventude continue tendo voz e dizendo o que quer das políticas públicas”, afirmou o coordenador de Políticas para a Juventude, Jabes Soares. Durante breve palestra, Geraldo Reis salientou que a juventude sempre teve um papel determinante nas transformações econômicas, políticas e culturais do País. “Foi assim na democratização das universidades, na luta contra a ditadura militar, no surgimento de movimentos culturais. A juventude traz essa força da crítica aos modelos impostos e aos valores reacionários do passado”.

Para a jovem Emilli Steice Espíndola, 16 anos, participante do grêmio da sua escola e voluntária da Superintendência de Municipal de Juventude, o que a anima ter uma atitude política na vida é uma necessidade. “Eu quero mudança e que o jovem tenha valor para a sociedade. Trabalhar para isso me dá a possibilidade de conhecer melhor sobre a vida. Hoje compreendo que existe o racismo, a homofobia. Estou informada das coisas que acontecem”.

Também participaram do evento, o vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), Caruso Costa, o coordenador estadual do Plano Juventude Viva, Cristiano Lima, o superintendente municipal de Juventude, Washington Borges, a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro, Ondina Maria de Fátima Oliveira, além de técnicos e assessores da SJDHDS..

Fonte: Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *