Livro infantil que conta a história de Aleixo Belov será lançado neste sábado.

Obra é assinada pelo jornalista Bito Teles e tem ilustração de Bua Bruno, ambos filhos de Salvador.

Imagem: Divulgação

O sonho sempre foi a bússola que guiou Aleixo Belov no caminho para se tornar um dos maiores navegadores do mundo. E a história do homem que já deu cinco voltas ao mundo, sendo três em solitário, agora se transformou em um livro infantil. Escrito pelo jornalista baiano Bito Teles, a obra “Velas Cheias de Sonhos” – uma adaptação do primeiro livro do comandante intitulado “A Volta ao Mundo em Solitário” –será lançada neste sábado, 11, com diversas atividades lúdicas voltadas aos pequenos e seus familiares no Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador (confira abaixo).

Com o objetivo de despertar o amor pela navegação, a obra tem ilustrações do baiano Bua Bruno e revela a primeira experiência do comandante com seus óculos de mergulho, ainda guri, em Água de Meninos, na Cidade Baixa. Mas não só: mergulha também no sonho do capitão de construir o veleiro Três Marias, além da sua primeira viagem, saindo da Ucrânia, país onde nasceu, passando pela Itália até chegar ao Brasil aos 6 anos com os pais, que fugiam da Segunda Guerra.

O livro infantil – que é patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal – faz parte das ações de inauguração do Museu do Mar Aleixo Belov, que é outro sonho concretizado pelo comandante.

Para Bito Teles, registrar a vida do velejador em uma linguagem para crianças tem um valor especial: “Quem conhece a história de Aleixo Belov no Três Marias e no veleiro-escola Fraternidade, segunda embarcação construída pelo capitão, sabe que nos diários de bordo há vários tesouros, pensamentos profundos sobre sonhos, determinação, planejamento, relacionamento do indivíduo com os outros, com a natureza e consigo mesmo. O que fiz foi selecionar alguns destes momentos e apresentá-los para que os pequenos possam se inspirar e sair por aí navegando com suas velas cheias de sonhos”.

A obra é um dos tantos atrativos para o público jovem que é visto como prioritário na missão do Museu do Mar. Além do livro, as crianças, adolescentes e adultos podem conhecer muitos detalhes das viagens de Belov pelo mundo, com acesso a peças únicas, registros de diários, cartas náuticas e instalações com muita interatividade.

LIVRO INFANTIL SOBRE ALEIXO BELOV

O quê? Lançamento da obra “Velas Cheias de Sonhos”.

Quando? Sábado, 11 de dezembro, com sessão de autógrafo.

Onde? Museu do Mar Aleixo Belov, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 3, no Centro Histórico de Salvador.

Ingressos: Crianças até os 12 anos terão acesso gratuito. Pais e responsáveis pagarão meia entrada (R$ 10).

PROGRAMAÇÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO:

>> Manhã

10h – Contação de história seguida de Oficina de Imaginação: Criação de um barco para uma viagem ao redor do mundo – 1 hora de atividade.

11h – Autógrafos e conversas individuais com o autor.

11h30 – Contação de história seguida de Oficina de Imaginação: Que desafios vamos enfrentar ao longo da volta ao mundo? – 1 hora de atividade.

Das 10h às 12h – O ilustrador Bua Bruno estará presente fazendo caricaturas das crianças gratuitamente.

>> Tarde

14h30 – Contação de história seguida de Oficina de Imaginação: Criação de um barco para uma viagem ao redor do mundo – 1 hora de atividade.

15h30 às 16h – Autógrafos e conversas individuais com o autor.

16h – Contação da história seguida de Oficina de Imaginação: Que desafios vamos enfrentar ao longo da volta ao mundo? – 1 hora de atividade.

Das 14h às 16h – O ilustrador Bua Bruno estará presente fazendo caricaturas das crianças gratuitamente.

AGENDAMENTO

Os pais e responsáveis podem agendar a participação dos filhos nas oficinas, antecipadamente, pelo e-mail educativo@fundacaoaleixobelov.org.br ou no próprio dia no museu. As vagas são limitadas.

“VELAS CHEIAS DE SONHOS”

Texto: Bito Teles

Ilustrações: Bua Bruno

Editora: Livroteca Story Time

Produção Executiva: Baluart Produtora

Coordenação de marketing: Juliana Pessoa

Edição: Vanessa Teles

Projeto gráfico e diagramação: Livroteca Story Time

Revisão: Magda de Oliveira Carlos

Patrocínio: Belov Engenharia

Valor: R$ 35,00

ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo
Juracy dos Anjos (71) 99918.9642 l juracy@agenciaat.com
Cinthya Medeiros (71) 99918-9636 I cinthya@agenciaat.com
http://www.agenciaat.com

   

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *