MARCONI ABREVIOU DISTÂNCIAS COM O RÁDIO.

Nascido em Bolonha, em 25 de abril de 1874, portanto há 148 anos, o italiano Guglielmo Marconi, hoje continua presente na vida de todos nós e assim deve ser por muito tempo,  graças ao seu invento, que veio mudar a sociedade mundial.  “Devorador” de livros, em especial, sobre física, o filho de um próspero latifundiário italiano e uma bela irlandesa, aprendeu tudo sobre física e eletricidade ao ponto de, em setembro de 1895, fazer a primeira transmissão sem fio de um sinal de Código Morse.

O invento não obteve sucesso nem repercussão em sua terra. Na verdade, nos anos da década de 1890, os países da Europa e os Estados Unidos, já estavam conectados através do telégrafo quer seja mediante fios ou cabos submarinos e o invento de Marconi, para os italianos, parecia mais um delírio de um jovem “inventor”. Em fevereiro de 1896, o jovem italiano foi para Londres, onde seu invento foi de pronto reconhecido pelos ingleses. Em 1898, Marconi, que demostrava muito senso comercial, criava a Companhia Marconi de Telégrafo Sem Fios. Em janeiro de 1901, ele ampliava o alcance do sem fio para 300 quilômetros, sendo a Marinha da Inglaterra a pioneira no uso do sistema.

Todavia, a parte mais importante desse trabalho só iria acontecer no dia 12 de dezembro de 1901. O sinal de rádio, um tanto fraco, emitido de Poldhu,  na Cornualha, foi captado, por Marconi e dois assistentes, no litoral de St. John, Terra Nova.  Essa transmissão pioneira e inusitada ligava o Velho Mundo (a Europa) ao Novo (a América), distantes 2.700 quilômetros. Surgia assim o mais importante meio de comunicação até os dias atuais: o rádio. E lá se vão 121 anos!

Em 1912, quando do terrível acidente marítimo, envolvendo o fabuloso navio Titanic, que na sua viagem inicial bateu em um iceberg, foi que o mundo pode avaliar a importância do rádio. Informado pelo rádio, o vapor Carpathia chegou ao local salvando 705 náufragos. David Sarnoff, jovem operador de rádio em Nova York, ficou durante 72 horas em um aparelho mantendo contato entre a terra e o navio.  O invento de Marconi, até atingir o estágio atual, sofreu aperfeiçoamentos, contribuindo para isso: John Ambrose Fleming, capitão H. J. Round,  Lee Forest, dentre outros que tornaram possível a transmissão da voz humana. Todavia os inventos do italiano eram questionados e ele teve que defendê-los várias vezes, sempre provando que eram seus e importantes. Em junho de 1929, Marconi fez outra importante descoberta: as micro-ondas.  Em 12 de outubro de 1931, a bordo do seu iate  Elettra, da baia de Genova, Itália, Marconi acionou o dispositivo de iluminação do Cristo Redentor,  no Rio de Janeiro. Esse evento marcou, de forma definitiva, a importância do inventor italiano para a comunidade brasileira.

  • Por Zadir Marques Porto (colaboração)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *