Matrícula na Rede Municipal registra boa procura por vagas

“Ter uma nova creche e uma escola de ensino fundamental no meu bairro facilitou a vida de toda a minha família”. A declaração partiu de Jussara de Almeida Sena que nesta segunda-feira, 13, matriculou os três filhos em escolas da Rede Municipal de Ensino, no bairro Santo Antonio dos Prazeres. A matrícula para os novos alunos nas unidades de ensino, iniciada hoje, segue até esta sexta-feira, 17.
Para Jussara, a possibilidade de matricular os filhos no próprio bairro foi um diferencial este ano que a levou a optar pela rede pública. “Meus filhos estavam todos na rede privada, hoje estão na pública. As escolas têm boa estrutura e fui bem atendida pelas equipes. Além disso, ficou muito mais próximo da minha casa”, avalia. Os filhos de Jussara foram matriculados na nova escola de Ensino Fundamental, que será inaugurada em breve, e no Centro Municipal de Educação Infantil Irma Rosa Caribé Amorim, localizado no mesmo bairro.
Dezenas de escolas da Rede Municipal registraram uma significativa buca por vagas neste primeiro dia de matrícula. Neste ano, a Rede Municipal oferece mais 2.500 vagas distribuídas por cinco novas escolas que vão ser entregues à comunidade nos próximos meses. Além do bairro Santo Antônio dos Prazeres, os moradores da Mangabeira, Conceição e da localidade de Terra Dura, no distrito de Humildes, serão beneficiados com as novas escolas de Ensino Fundamental; já o bairro do Sim vai ganhar uma nova creche.
Neste semestre também vão ser entregues as escolas municipais Monsenhor Jessé Torres Cunha (Aviário), Dalva Suzart Gomes (Alto do Papagaio) e Clóvis Ramos Lima (Parque Ipê) que acabam de ser reformados.
“Estamos registrando uma boa procura por vagas, buscamos organizar da melhor forma possível e priorizar a comunidade do bairro”, relata a diretora do Cemei Irma Rosa Caribé Amorim, a professora Plácida Emília Silva.
A Secretaria Municipal de Educação orienta os pais e responsáveis que tiverem dificuldade em matricular seus filhos em determinada escola a procurar a segunda unidade de ensino mais próxima.
“Conversamos com todos os responsáveis que chegam e vemos se existe possibilidade de matrícula, caso não haja, orientamos o encaminhamento para as escolas mais próximas. Tem escolas novas no bairro com boa oferta de vagas”, explica Neumam Ribeiro de Brito, diretora Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, localizada no bairro Conceição II.
Vários fatores explicam o crescimento da demanda na Rede Municipal
Ao longo dos últimos quatro anos, a Prefeitura de Feira de Santana investiu na construção de 12 escolas de Ensino Fundamental e de 13 creches, distribuídas pelos bairros e distritos mais populosos. Outras 203 escolas foram reformadas, 15 destas com ampliação no número de salas de aula. Em 2017, a Rede Municipal de Ensino oferece mais de 50 mil vagas nas 217 escolas e creches.
Para a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, diversos fatores contribuíram para o aumento da procura por vagas: “São razões diversas, como a crise econômica que o país está enfrentando, um investimento mais significativo na estrutura física das escolas e a abertura de escolas mais confortáveis; os resultados do Índice de Desenvolvimento da Escola Básica (IDEB) hoje são melhores; a oferta de creches modernas e adequadas; e finalmente o fato de que agora as crianças ingressam mais cedo nas escolas”.
A secretária explica ainda que a Seduc está buscando alternativas para atender à demanda por novas escolas: “Estamos fazendo estudos de viabilidade, observando os bairros com maior procura por vagas e planejando a construção de novas unidades de ensino e a ampliação de outras”, explica Jayana.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *