Neste final de semana tem Arraiá de Santana

Um dos maiores símbolos dos festejos juninos, as quadrilhas são consideradas um “espetáculo audiovisual”. Chamam atenção pelo figurino e pela coreografia dos dançarinos. “Onde tem quadrilha junina, tem público”, afirma a presidente da Associação dos Quadrilheiros Juninos de Feira de Santana, Vilma Soares.

 

Neste sábado, 9, e domingo, 10, o município vai sediar o Arraiá de Santana, no Sesc, bairro Tomba. O Concurso de Quadrilhas Juninas chega a sua 33ª edição com a participação de 30 quadrilhas, tanto de Feira de Santana quanto de outros municípios, a exemplo de Salvador e Madre de Deus. Serão avaliados o melhor marcador, musicalidade, coreografia, conjunto e o tema apresentado.

 

No primeiro dia, o concurso está previsto para começar às 14h. É quando vão se apresentar as quadrilhas tradicionais, entre elas, Arraiá da Juventude (distrito de São José), Forró da Alegria (distrito da Matinha), República Caipira (bairro Tomba), República do Forró (bairro Queimadinha), Facho Fogo (conjunto George Américo) e Princesa do Sertão (bairro Chácara São Cosme).

 

Já no segundo dia, a partir das 15h, vão se apresentar 14 quadrilhas de Salvador e de outras cidades baianas, que concorrerão como estilizadas. Entre as participantes, Capelinha do Forró, Asa Branca, Forró do Sítio e Forró do ABC. A entrega será 400g de leite em pó.

 

O tempo para cada apresentação pode chegar a 40 minutos. Segundo a presidente da Associação dos Quadrilheiros Juninos, Vilma Soares, as quadrilhas que obtém a melhor pontuação entre os jurados ganham prêmios em dinheiro e também troféu.

 

Ela afirma que o evento é uma forma de manter a tradição e de valorizar a cultura nordestina. “O maior símbolo dos festejos juninos são as quadrilhas. Onde tem quadrilha, tem público”, considera. Os integrantes, geralmente, são jovens que residem em bairros mais carentes.  “Além de ter um reconhecimento cultural, as quadrilhas juninas desenvolvem um trabalho social”, acrescenta.

 

O Arraiá de Santana faz parte do calendário de festejos populares do município. O evento tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *