Novembro Azul conscientiza homens do Gualhardo

As ações do Novembro Azul estiveram presentes no povoado de Gualhardo na tarde desta quinta-feira, 10, na Unidade de Saúde da Família (USF). Bingo, dinâmicas, orientações sobre a importância do Antígeno Prostático Específico (PSA) anualmente e outras orientações de cuidados à saúde foram proporcionados aos moradores da localidade na ocasião, além de serem informados em quais unidades estão sendo realizados o exame.

Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul funciona como uma campanha, uma forma de chamar atenção das pessoas para a prevenção a essas patologias, ambas silenciosas. A enfermeira responsável pela USF, Daily Oliveira Carvalho, ministrou palestra para os homens abordando a importância da realização anual do exame de toque.

“É a forma mais eficiente de detectar qualquer alteração na próstata do paciente de maneira precoce, podendo assim, evitar agravos”, afirmou. A campanha visa o público com idade acima de 50 anos de idade, e 45 para os que já têm casos de câncer de próstata na família. Caso detectada alguma alteração, o paciente precisará de uma requisição carimbada pela enfermeira responsável ou pelo médico da unidade para ir a um urologista.

Ela relata que, apesar de se tratar de um local de interior, não o considera um ponto de desinformação. “Diferentemente do povo da cidade, aqui eles ouvem mais as nossas orientações. Acho que por conta da simplicidade”.

Daily afirma que com os homens, de maneira geral, há um certa relutância quando se trata de procurar profissionais de saúde e cuidar da própria saúde e, por isso, estão aproveitando a alta procura gerada pela campanha para realizar outros exames. O teste rápido de HIV e Sífilis. Uma pontada no dedo para a coleta de sangue e 20 minutos depois o resultado. Além de hemogramas, exames de glicemia, ureia e creatinina, etc.

José Nascimento Gonçalves tem 59 anos de idade e afirma que não vê problema no exame. “Normal. É importante por que atenta para a nossa saúde. Faço todo ano”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *