Novo Núcleo do Neojiba em Feira de Santana atende 300 crianças e adolescentes

O programa Neojiba ampliou sua abrangência. Na manhã desta segunda-feira (30), foi inaugurado o Núcleo Territorial Neojiba Feira de Santana Antônio Gasparini. A nova unidade funciona no Centro Social Urbano de Feira de Santana e vai atender 300 crianças e adolescentes que terão acesso à educação e prática musical coletivas.

O programa é vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e ainda no mês de outubro serão inaugurados núcleos em Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, destaca que o programa oferece uma alternativa aos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. “A inauguração do Núcleo Territorial representa a consolidação do programa Neojiba. A lógica é a inclusão social através da música e aqui em Feira de Santana iremos fortalecer as entidades que já trabalham com o Neojiba em todo o território e ao mesmo tempo aumentar a oferta aos jovens. A novidade deste Núcleo fica por conta dá implantação da Escola de Luthieria para conserto e reforma de equipamentos”.

O Neojiba foi criado em 2007 e já contemplou mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens na Bahia com idades entre 6 e 29 anos. Além de Feira de Santana, a iniciativa tem atuação em mais 12 municípios. O maestro e fundador do Neojiba, Ricardo Castro, afirma que cada do programa se transforma em um multiplicador da iniciativa. “A criança tem um enorme poder de comunicação e música é uma das linguagens e a gente acredita muito que juntando essas capacidades com equipamentos e ensino de qualidade, elas irão irradiar beleza e muito desenvolvimento para toda a região”.

A professora Leandra Alves é mãe de uma adolescente que faz as aulas de violino no programa há três meses e revela os avanços da filha. “É incrível ver o progresso da criança e as mudanças que, de fato, acontecem na vida delas. Tem reflexo no comportamento e até na segurança de fazer algo. Minha filha estava com dificuldades na escola e depois que começou as aulas de violino, eu a vejo muito mais dedicada e empenhada”, conta.

Repórter: Jairo Gonçalves
Áudio:

Confira o áudio desta notícia
Confira a galeria de fotos desta notícia:

Neojiba em Feira de Santana
Neojiba em Feira de Santana
Neojiba em Feira de Santana
Neojiba em Feira de Santana
Neojiba em Feira de Santana
Neojiba em Feira de Santana
Neojiba em Feira de Santana
Neojiba em Feira de Santana
Neojiba em Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *