O memorando também prevê o incentivo à participação do setor privado – Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministros da Ciência e Tecnologia do Brasil e da Argentina e o ministro da Educação e Cultura do Uruguai assinaram memorando de entendimento que estabelece a criação do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO). A ideia é usar a infraestrutura de pesquisa dos três países para manter um polo gerador de conhecimento por meio do apoio à pesquisa e formação de pesquisadores na área de biotecnologia.

Para a criação do CABBIO, o memorando considera a parceria estabelecida, desde 1986, entre Brasil e Argentina no Centro Brasil-Argentina de Biotecnologia, citado como referência de cooperação bilateral. O memorando também prevê o incentivo à participação do setor privado e o intercâmbio com a participação de empresas de biotecnologia e equipes científicas e técnicas.

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a assinatura do memorando é um momento histórico para os três países. “Biotecnologia é uma das nossas ferramentas mais poderosas, não só para a criação de remédios, vacinas, tratamentos, mas também para a recuperação econômica. Nós podemos nos ajudar e trazer esses resultados, ter esse conhecimento sendo transformado em novos produtos, serviços, empresas e novos empregos nos três países.”


Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e InovaçõesCategoriaEducação e PesquisaTags: ArgentinaUruguaiBiotecnologiaCentro Brasil-Argentina

CONTEÚDO RELACIONADO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *