Órgãos federais promovem pente-fino contra o Aedes aegypti nesta sexta-feira

Diversos órgãos da administração pública federal vão mobilizar servidores em mutirão de limpeza

Uma grande força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti mobiliza órgãos federais nesta sexta-feira, em Brasília e em outros pontos do País. Na Esplanada dos Ministérios, um mutirão de faxina vai trabalhar a partir das 9 horas em diversos órgãos da administração pública federal, com trabalhos na limpeza e  eliminação de possíveis criadouros do mosquito, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. Além disso, serão realizadas palestras e distribuição de material informativo em vários órgãos públicos.

O Ministério da Saúde já confirmou a relação entre o vírus zika e o surto de microcefalia. Daí a importância de combater a proliferação do mosquito.

Pela manhã, os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, estarão na Sala Nacional de Coordenação e Controle de Enfrentamento à Microcefalia, que está em funcionamento na capital federal. Eles vão conversar com governadores de cinco Estados, por meio de videoconferência, para tratar de medidas para o enfrentamento do mosquitoAedes aegypti. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, deve participar de mobilização pelo combate ao mosquito em um conjunto residencial do Minha Casa Minha Vida na cidade-satélite do Paranoá, a cerca de 20 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.

Durante a sexta-feira, o Ministério da Integração Nacional realiza um dia de orientação e conscientização dos servidores, com limpeza nas dependências da pasta. Nesta quinta-feira (28), servidores do ministério assistiram palestras de agentes de saúde sobre o tema.

A ideia é estender a mobilização para o maior número possível de órgãos federais. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por exemplo, vai realizar o combate ao mosquito tanto na sede empresa, em Brasília, quanto nas suas oito superintendências regionais (localizadas na Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Maranhão).  A Codevasf prevê que essas atividades sejam feitas de amanhã até o dia 4 de fevereiro.

Servidores dos ministérios do Turismo, de Minas e Energia estarão reunidos na manhã desta sexta-feira para uma ação de conscientização e engajamento nas ações de combate ao mosquito . Na sede da Embratur, em Brasília, servidores e colaboradores serão mobilizados para um “faxinaço”, com verificação completa do prédio para eliminar fontes potenciais de hospedagem e reprodução do Aedes aegypti. O Ministério dos Transportes, por sua vez, promove um dia de mobilização dos funcionários em busca de possíveis focos de reprodução do mosquito nas dependências da pasta.

O Ministério da Defesa já está realizando mutirão de limpeza em todas as 1,2 mil organizações militares, distribuídas por todo o País. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) haverá, durante o dia, palestras para a equipe dos serviços de limpeza, intervenções no espelho d’água do Palácio Itamaraty, verificação de caixas d’água e reservatórios, entre outras ações. O MRE já traduziu, para inglês e para espanhol, documentos do Ministério da Saúde sobre o combate ao mosquito, a dengue, chikungunya e zika. O material será enviado aos 227 postos do Brasil no Exterior. O MRE já enviou instruções de combate ao mosquito a 26 de fronteira.

O Ministério da Saúde está investigando 3.448 casos suspeitos de microcefalia em todo o País. O mais recente boletim, divulgado nesta quarta-feira (27), aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que seis com relação ao vírus zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Fonte: Portal Brasil

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *