Pataxós vendem artesanato no Parque de Exposição

Pintados a caráter, cinco índios da tribo pataxó, de Porto Seguro, sul do estado, se juntaram aos vendedores de artesanato no Parque de Exposição João Martins da Silva, e pretendem comerciar até o próximo domingo, 10, quando a 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana será encerrada.

Na banca comandada por eles, podem ser encontrada a tradicional e bela arte indígena, produza pelos próprios guerreiros, como cocares, arcos e flechas, entre outros objetos. “O artesanato é um dos nossos pontos culturais mais fortes”, diz Winatan Pataxó.

O grupo, que participou da Exporural, em Salvador, deve retornar à aldeia natal em novembro, quando é encerrado o circuito de exposições e outras mostras que acontecem em todo o estado. “É muito interessante mostrar a nossa cultura para as pessoas”, afirmou Xohan Pataxó.

Os corpos pintados chamam a atenção dos transeuntes. Todos os dias eles tiram dezenas de selfies. Dizem que não se incomodam com a curiosidade das pessoas. Eles estão no Parque de Exposição João Martins da Silva pela primeira vez.

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *