PAULO E SUA EXTRAORDINÁRIA FÉ

Foto: Wikipédia

O Apóstolo São Paulo, uma das figuras mais importantes do catolicismo foi, no mínimo, uma pessoa extraordinária, que contribuiu decisivamente para consolidar a fé cristã até aos dias atuais e há quem diga que sem ele “a fé cristã talvez houvesse permanecido uma obscura seita hebraica”. Paulo, na verdade Saulo, nasceu, estima-se, no ano 5, em Tarso, na Ásia Menor, atualmente uma pacata cidade da Turquia. Em menino aprendeu o ofício de fazer tendas com o pai, abastado mercador de têxteis (tecidos).

Adolescente foi estudar com o sábio rabi Gamaliel em Jerusalém, quando ouviu, pela primeira vez alguém falar em Jesus, que pregava nas colinas da Galiléia. Saulo então ficou “muito irritado” com os nazarenos, seguidores de Cristo que, para ele, não passavam de infratores da Lei Mosaica. Assim, passou a persegui-los e a prendê-los. Descrito como “um homem baixo, de pernas arqueadas, quase calvo, sobrancelhas unidas e nariz grande”, Paulo queixava-se de dores no corpo que ele considerava fraco. Mesmo assim percorreu as cidades da Ásia Menor, visitou a ilha de Chipre e foi até a Macedônia. Embora não desprezasse contribuições,  ganhava  a vida fazendo tendas.

Mas, a história do Apóstolo Paulo, começa mesmo três anos depois da crucificação de Cristo. Saulo o jovem judeu que passou a ser chamado Paulo, ao se aproximar da cidade de Damasco foi jogado ao chão pelo tremendo impacto de uma visão: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” exclamou Jesus. O jovem judeu ficou cego e foi conduzido pela mão à cidade de Damasco, onde três dias depois recuperado, tornar-se-ia um novo homem, um homem totalmente diferente.

Tornou-se crente e uma das maiores figuras humanas da História do Cristianismo. Seu nome hebreu Saulo, foi mudado para o latino Paulo e ele passou a vida percorrendo o mundo  mediterrâneo, pregando o Evangelho. Durante sua primeira permanência em Corinto, por volta do ano 51 Depois de Cristo, ele começou a escrever suas cartas, também identificadas como Epístolas, consideradas extraordinários tesouros literários produzidos antes dos Evangelhos e que hoje fazem parte do Novo Testamento, constituindo-se no mais antigo documento da Cristandade.

 A Epístola aos Romanos, sua carta mais longa, é considerada uma obra prima. ”Asserções básicas, como a graça divina, o merecimento e o livre arbítrio, estabelecidos com força e precisão, fazem dessa Epístola um manual para todos os teólogos cristãos”. Pela sua relevante missão na difusão do catolicismo foi preso e levado para Roma, para ser julgado pelo supremo tribunal do Imperador e embora seja impreciso o que lhe aconteceu acreditam eruditos que Paulo teria sido absolvido. Todavia, diante da fúria anticristã de Nero, ele teria sido novamente preso, com cerca de 60 anos de idade, e sentenciado por Nero a ser decapitado. Nas proximidades de Roma há um bosque onde três pequenas igrejas comemoram o local onde a cabeça de Paulo teria saltado três vezes no solo, fazendo brotar três fontes.

 (Zadir Marques Porto)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *